• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

ANÁLISE DE UMA BOA CONCLUSÃO

Pessoal,

Hoje eu trago uma análise de uma redação com o tema de 2001 do ENEM:  “Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?” Observem:

Dessa maneira, é possível perceber que se faz necessária uma conscientização geral, forte e urgente da sociedade. É necessário entendermos que os recursos naturais são finitos, e que o crescimento econômico deve considerar a preservação do meio em que vivemos, para que as conseqüências em um futuro próximo não sejam ainda mais desastrosas. Precisamos aplicar no campo pessoal o conceito da Terceira Lei de Newton, vinda da Física: toda ação provoca uma reação de igual intensidade e sentido contrário. Precisamos agir na direção da sustentabilidade, do uso das energias renováveis e da redução das mudanças climáticas, para que a reação da natureza seja a perpetuação de um ambiente seguro e ideal para vida de todas as espécies. “

Em vermelho, encontramos um conectivo conclusivo e uma síntese, que vem a ser o tópico frasal do parágrafo. Em azul, encontramos propostas de intervenção para amenizar a problemática, uma vez que os conflitos desse tema são de difícil solução, sendo assim, o autor passou longe de soluções utópicas e radicais. Além disso, a cerejinha do sundae foi o que destacamos em verde: o uso da interdisciplinaridade (inserção de conteúdo de outras áreas do conhecimento) na redação, contribuindo para a originalidade do texto. Mandou bem!