• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Introduzindo bem o tema…

Olá, pessoal! A dica de hoje é super importante, e vale tanto para a redação do ENEM, quanto para todas as outras.  Vou dar alguns toques para uma boa introdução. Em breve, voltarei a falar mais sobre o assunto, mas vamos às questões mais básicas:

É importante sempre atentar para um fato que parece óbvio, mas que às vezes é esquecido: na introdução, como o nome já diz, sua tarefa é introduzir o tema. Isso quer dizer que vocês não devem já começar a argumentar no primeiro parágrafo do texto. Algumas pessoas “vão com muita sede ao pote” e pecam nesse item. Guardem o tom argumentativo para os três parágrafos de desenvolvimento, pois primeiro vocês devem, simplesmente, introduzir o tema proposto. São estes os principais elementos que devem constar em uma boa introdução de uma redação dissertativa-argumentativa:

– Contextualização do tema. (onde aquela problemática se insere no contexto vigente, lembrando sempre que os vestibulares costumam abordar assuntos atuais)

– A importância de se discutir aquele tema.

– Seu posicionamento.

Cuidado com esse último item! Como disse, vocês não devem, de forma alguma, desenvolver o ponto de vista escolhido, apenas marcá-lo, sugeri-lo. Se a introdução serve para introduzir o que será discutido naquele texto, isso também significa o posicionamento que vocês vão adotar e defender na redação. Ficou claro?

Não deixem de praticar e estudar… O ENEM está chegando!

Até mais!