• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

1989: Massacre da Praça da Paz Celestial

Fala Galera do Desconversa!

Fora do continente europeu, mais um episódio deu ainda maior notoriedade ao nosso ano estudado. Cabe lembrar que este episódio foi cobrado na prova da UERJ de 2005.

O Massacre da Praça da Paz Celestial, também conhecido como o  Massacre de 4 de Junho, consistiu em uma série de manifestações lideradas por estudantes na República Popular da China, que ocorreram entre os dias 15 de abril e 4 de junho de 1989.

Os jovens chineses questionavam a contradição do regime chinês de Socialismo de mercado, ou seja, a economia aberta ao capital estrangeiro, principalmente nas ZEE’s, mas politicamente ainda mantinha os traços do socialismo. Desta forma, os manifestantes defendiam uma série de reformas. Dentre as reivindicações estavam fim da censura, pluripartidarismo, liberdade de opinião, eleições livres e diretas, liberdade de imprensa e liberalização do sistema político chinês.

A violência por parte do governo pela dissolução do movimento se intensificou, ficando famosa a imagem de um jovem impedindo a passagem de um tanque.

Até breve!

Abraços.