Entenda o Que foi a Contrarreforma e a Reforma

11/12/2017 Camila Paula

Existem alguns temas que constantemente aparecem em provas do ENEM e também nos exames de diversas universidades espalhadas pelo Brasil. Por isso, resolvemos esclarecer três deles neste artigo, no qual você vai aprender o que foi a contrarreforma, a reforma e o renascimento.

Então, se você quer aprender sobre esses três assuntos, pegue seu caderno para fazer as anotações mais importantes e faça essa viagem no tempo conosco!

Detalhes da reforma protestante

Para entender o que foi a contrarreforma, primeiro é necessário entender o processo da reforma protestante religiosa, que teve início no século XVI, quando diversos fatores ocasionaram isso. Entre eles, podemos destacar os abusos de poder exercidos pela Igreja Católica e, junto com isso, uma grande alteração na visão do homem sobre o mundo, fruto do pensamento renascentista.

As principais atitudes da Igreja Católica que causaram a revolta na população foram:

  1. alto gasto da Igreja com luxo a preocupações materiais;
  2. o fato de elementos do clero estarem desrespeitando as regras religiosas;
  3. interferência da Igreja no poder do Papa, na autoridade do rei e da realeza;
  4. a condenação pela igreja do trabalho da burguesia, que visava o lucro e o juros, típico do capitalismo emergente.

Vale ressaltar que, o que era válido para a população, nem sempre era válido para a igreja. A questão da condenação do trabalho burguês é um grande exemplo disso. Pois o próprio Papa utilizar a venda do perdão (indulgências) para conseguir dinheiro.

Luteranismo, Calvinismo e Anglicanismo

Diversas correntes, como o Luteranismo, Calvinismo e Anglicanismo, se estabeleceram no período com o intuito de questionar intensamente os dogmas da Igreja Católica. Veja exemplos de como alguns protestantes da época agiram:

  • Martinho Lutero, por exemplo, foi um dos primeiros a contestar os ideais da Igreja. Ele condenava a venda das indulgências e tinha a intenção de fundar o Luteranismo, que seria a sua religião. Segundo Lutero, a salvação do homem se dava pelos atos praticados em vida e pela fé.
  • Na França, João Calvino começou a Reforma Luterana em 1534. De acordo com ele, a salvação do homem seria pelo trabalho justo e honesto, por isso, atraiu muitos burgueses e banqueiros. Calvino também acreditava na ideia de predestinação, aquela que diz que a pessoa já nasce com a vida definida.
  • Na Inglaterra, o rei Henrique VIII fundou o anglicanismo e aumentou tanto o seu poder quanto as suas posses, já que tirou da Igreja Católica uma grande quantidade de terras.

Afinal, o que foi a contrarreforma católica?

Assustados com os avanços do protestantismo e com a enorme perda de fiéis, bispos e papas reuniram-se no Concílio de Trento com o objetivo de elaborar um plano de reação, o que foi a contrarreforma católica. Nessa reunião ficou definida:

  • a catequização dos habitantes de terras descobertas por meio da ação dos jesuítas;
  • a retomada do Tribunal do Santo Ofício, com a punição e condenação dos acusados de heresias;
  • a criação do índice de livros proibidos, no intuito de evitar a propagação de ideias contrárias à da Igreja Católica.

Então? Descomplicou? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe um comentário e continue navegando pelo blog, pois também temos uma aula, em vídeo, sobre renascimento, reforma e contrarreforma. Confira!

Camila Paula

Camila Paula escreveu 2655 artigos

0 Comentários para este artigo

  • Bárbara
    05/08/2014

    Olá , gostaria de agradecer por esse conteúdo … Me ajudou muito . Valeu !! @mei

  • Gabriela Hayd
    29/10/2014

    adorei o resumo porém o texto possui muitos erros…

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *