“Me lembro como se fosse hoje” – Corpo Voluntários da Pátria

07/01/2014 Mafê

[youtube]http://youtu.be/YsbYWkBwAOk[/youtube]

Resumo: Guerra do Paraguai e os Voluntários da Pátria

A Guerra do Paraguai foi um conflito militar que ocorreu na América do Sul, entre os anos de 1864 e 1870. Nesta guerra o Paraguai lutou conta a Tríplice Aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai.

Embora o Brasil contasse com a Guarda Nacional, havia uma grande preocupação em relação aos efetivos militares. Assim, em janeiro de 1865, o Império criou o Corpo de Voluntários da Pátria com o objetivo de recrutar brasileiros para a empreitada bélica.

No final do mesmo ano, o número de voluntários começou a diminuir drasticamente. Alistamento obrigatório e envio de escravos (que seriam alforriados) foram estratégias utilizadas.

No total, estiveram em guerra 57 Corpos de voluntários da pátria, aproximadamente 38 mil soldados. Grande parte desses homens não voltou para casa.

O Paraguai terminou destruído e nunca se recuperou totalmente das consequências do conflito. Uruguai e Argentina, além das perdas humanas, acumularam dívidas. E no Brasil: perdas humanas, endividamento externo e interno, crise no Império e um Exército fortalecido e com forte tendência republicana e abolicionista.

Mafê

Mafê escreveu 258 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *