Mapa Mental: Revolução Russa

15/06/2016 Larissa Coelho

Perdido nas aulas de História sobre Revolução Russa? Confira esse mapa mental sobre o assunto!

mapa-hist-revolucao-russa

Desde seu início, o capitalismo foi cada vez mais sendo aprimorado, chegando ao seu auge. Com o surgimento do capitalismo monopolista, se viu ainda mais forte e necessário. Porém, com a Revolução Russa de outubro de 1917 e sua adesão ao socialismo, o mundo percebeu que existiam outras possibilidades, além do então desigual capitalismo. Além disso, a crise de 1929, decorrente em muito da primeira guerra mundial, considerada uma guerra puramente capitalista, pôs em xeque o capitalismo como era visto.

Início da divisão mundial: capitalismo X socialismo

  • Antecedentes da Revolução

A estrutura semifeudal russa (resquício da Idade Média) dava à Rússia um caráter rural e agrícola, o que ajudava em muito a manter a fraca industrialização, restrita a algumas cidades e dependentes de capital externo. Além disso, os russos criticavam o absolutismo monárquico, o que fez com que o contato com novas ideologias e influências externas possibilitasse a formação de partidos políticos (Partido Constitucional Democrata – Kadetes, burgueses / Partido Operário Social Democrata Russo – POSDR, camadas médias, intelectuais, soldados, operários e camponeses). Em 1903, houve a cisão do POSDR e a formação de dois novos partidos com sua “quebra”:

  • Os Mencheviques: socialismo em aliança com a burguesia. Segundo eles, a Rússia deveria primeiro se fortalecer e enriquecer com o capitalismo e depois fazer a Revolução;
  • os Bolcheviques: com os líderes Trotsky e Lênin, aspiravam o socialismo sem qualquer tipo de aliança com o burguesia. Além disso, segundo eles, se fosse necessário que a Rússia se industrializasse, seria pelas mãos do governo.

Posterior a isso houve o chamado “Domingo sangrento” (22 de janeiro de 1905), no qual uma manifestação contra o Czar (que ficou conhecida como ensaio geral) fez com que ele enviasse tropas para reprimir violentamente a população. Apesar da maioria dos soldados se negar a cumprir as ordens contra a população, cidadãos foram mortos e houve uma reação violenta dos russos ao episódio.

QUER ESTUDAR MAIS ESSE BABADO QUE FOI A REVOLUÇÃO RUSSA? CLIQUE NESTE RESUMO!

Ainda nessa onda de Capitalismo, não deixe de conferir as 5 provas de que a Crise de 1929 foi o resultado de uma festa que deu errado e de treinar os seus conhecimentos para o vestibular com exercícios (e resposta comentada) sobre o assunto! \o/

Larissa Coelho

Larissa Coelho escreveu 3136 artigos

1 Comentário para este artigo

  • Lais Karoline
    24/06/2015

    vcs arrasam!!! obg por esses mapas mentais, ajudam mt <3

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *