Mapa Mental: A Era Vargas

28/02/2017 Anna Taborda

Os acontecimentos ocorridos na Era Vargas é um conteúdo que você deve ficar atento! Para fixar os conceitos sobre o tema, separamos esse mapa mental para ajudar você em seus estudos. Aproveite!

A origem da Era Vargas

Após a crise de 1929, que começou a ser sentida pelo Brasil, no fim governo de Washington Luís (indicado por São Paulo), cerca de 80% do campesinato ficou desempregado, muitos passando miséria e fome. Foi nesse cenário que o Partido Comunista brasileiro teve certa representatividade, principalmente devido ao contexto do Plano Quinquenal de Stalin, que aumentou a indústria e criou ofertas de emprego.
Além disso, Washington Luiz, ao invés de apoiar o candidato por Minas, apoiou Júlio Prestes, indicado pelos paulistas. O rompimento da política do café com leite fez com que se formasse a Aliança Liberal (MG +RJ + PB + RS), que apoiou Vargas como presidente e João Pessoa como vice. Nesse momento, a história do Brasil foi marcada pela Era Vargas.

Manchete de um dia antes da Revolução de 1930, que depôs Washington Luís

    A Era Vargas e a Revolução de 1930

    A campanha da aliança liberal era uma proposta bem ampla e social. Propunham: o voto secreto (ganhando apoio dos tenentes), o voto feminino (ganhando apoio das mulheres), as leis trabalhistas (ganhando apoio dos operários) e o estímulo à industrialização (ganhando apoio da classe média e campesinato – geração de empregos).
    Júlio Prestes venceu e fora acusado de corrupção eleitoral pela oposição. Porém, um acontecimento fez o cenário político mudar de figura, a morte de João Pessoa. As massas insatisfeitas acusam Prestes de assassinato e então é tomada a decisão “Façamos a Revolução antes que o povo a faça” (Antônio Carlos). As massas vão então as ruas, numa manobra política da Aliança e pedem que Getúlio Vargas faça a Revolução.

    Gostou desse conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Comente e compartilhe. Para mais, confira também o esse resumo!

    Charge: Vargas no decorrer de seu governo

    UM RESUMO COMPLETO SOBRE A ERA VARGAS ESTÁ TE ESPERANDO BEM AQUI.

    Não deixe de conferir também o que aquela reforma na sua casa tem a ver com a Era Vargas e, depois, resolva exercícios de vestibular sobre o tema para testar seus conhecimentos. 🙂

Anna Taborda

Anna Taborda escreveu 839 artigos

1 Comentário para este artigo

  • Danilo Calumbi
    25/09/2015

    Muito bom!!! Tem tudo que eu precisava sobre a Era Vargas…Obrigado!

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *