Plano Real e mais: 3 planos econômicos da Nova República que você precisa saber

05/10/2016 Camila Paula

Plano Real? Plano Collor? Confira esta lista e nunca mais tenha dúvidas sobre os planos econômicos da Nova República!

plano real

A década de 1980 foi chamada de década perdida devido à grande crise econômica do período. Com o fim da ditadura militar e o início da redemocratização, a partir de 1985, os novos governos tiveram que arrumar estratégias para frear a chamada estagflação (estagnação + hiperinflação). Para lidar com isso, criaram diversos planos econômicos.

Você sabe quais foram eles? Não?! Então você PRECISA ler essa lista!

1. Plano Cruzado (1986)

O Plano Cruzado, proposto pelo Ministro da Fazenda Dílson Funaro, foi a tentativa do primeiro presidente pós-ditadura, José Sarney, de lidar com a grande inflação que havia se instalado no país. A partir desse Plano, a moeda brasileira passou do Cruzeiro para o Cruzado e houve congelamento dos preços dos produtos varejistas. No entanto, o Plano acabou fracassando, dentre outros motivos, por causa do prejuízo de muitos produtores com o congelamento dos preços.

plano real

Foi por pouco! Na próxima vai dar certo…

2. Plano Collor

No início da década de 1990, Fernando Collor de Melo assumiu a presidência também com a tarefa de controlar a inflação. Sua saída foi a criação do Plano Collor; dentre as medidas adotadas, estavam o confisco de poupança e bloqueios de aplicações, com o objetivo de diminuir a moeda circulante no Brasil. No entanto, essas medidas acabaram aumentando a insatisfação da população, a recessão e o desemprego.

plano real

Sem se desesperar!

3. Plano Real

Com o impeachment do presidente Collor, após diversos escândalos de corrupção denunciados no “Esquema PC Farias”, Itamar Franco, seu vice, assumiu a presidência. O Ministro da Fazenda de Itamar, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso, propôs a criação de um novo plano econômico, o Plano Real. A partir de medidas como o corte de gastos públicos e a criação de uma nova moeda, o real, o Plano conseguiu finalmente estabilizar a economia brasileira e conter a inflação. O sucesso do Plano Real garantiu a vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleições seguintes a presidência do Brasil.

plano real

Já pode ir comemorar com os amigos \o/

JÁ SABE TUDO SOBRE OS PLANO CRUZADO, PLANO COLLOR E PLANO REAL? AGORA CONFIRA NOSSO GABARITO ENEM 2016!

Camila Paula

Camila Paula escreveu 2655 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *