Turismo (só que ao contrário): 4 lugares que não seria legal você visitar durante a Ditadura de Augusto Pinochet

14/09/2016 Camila Paula

O Chile não era nada legal nas décadas de 1970 e 1980, sob o governo de Pinochet.

pinochet

Que tal viajar pro Chile hoje? Parece ser uma ótima ideia. Mas e se você tivesse que viajar na década de 1970 e 1980? O Descomplica te ajuda e te aponta os lugares que você NÃO poderia ir se tivesse que viajar pro Chile durante a Ditadura do General Pinochet. Quer ver quais são? Anota aí!

1. Vamos visitar Salvador Allen… Digo, Pinochet (Palácio de La Moneda)

No dia 11 de Setembro de 1973, o então presidente socialista, Salvador Allende, foi assassinado com um bombardeio na sede presidencial chilena, em Santiago. A pressão dos setores conservadores, somada ao apoio dos Estados Unidos, fez com que os militares aplicassem um golpe político exigindo a saída de Salvador Allende do poder. A sede da presidência – o Palácio de La Moneda – foi bombardeado em um dos atos terroristas mais importantes da história da América Latina. Este episódio é lembrado atualmente como o “’11 de Setembro chileno”.

pinochet

Atentado no “11 de Setembro Chileno”, que assassinou o presidente Salvador Allende

2. Chi, chi, chi, le, le, le, VIVA CHILE! (Estádio Nacional do Chile)

Em 2015, o Chile sediou a Copa América, sendo a final em sua principal arena: o Estádio Nacional. O que se escutou nas arquibancadas foram gritos de exaltação ao time de futebol. Porém, no passado, os gritos ficavam enclausurados entre as paredes dos porões do estádio, que servia de campo de concentração para os subversivos. Lá, os radicais de esquerda ficavam presos e eram torturados, podendo ser inclusive assassinados. O governo de Augusto Pinochet é considerado o mais autoritário e violento de todas as ditaduras latino-americanas.

pinochet

Palco da final da Copa América de 2015, o Estádio Nacional já foi campo de concentração.

3. Fique longe das Universidades!

As Universidades também funcionavam como campos de concentração, além de representarem os locais mais investigados no decorrer da ditadura de Pinochet, devido à presença de muitos professores e alunos ligados ao socialismo. A Universidade Católica do Chile foi um local que abrigou aparelhagens de tortura e repressão, afinal, a Igreja era um braço direito do autoritarismo de Pinochet.

pinochet

Muitos grupos estudantis foram reprimidos durante a Ditadura de Pinochet.

4. Nem pense em visitar a imprensa de jornais, revistas e até mesmo a TV

Na década de 1950, uma nova doutrina surgiu nos Estados Unidos: a Doutrina se Segurança Nacional. Influenciada pela Doutrina Truman (combate a ameaça comunista, lembra?), a doutrina serviu de base para um período tenso nos EUA: o Macarthismo. A DSN foi levada para as ditaduras dos países latino-americanos com o objetivo de conter o avanço comunista. No Chile, a imprensa de vários veículos de informação foi investigada e muitos foram presos por acusações injustas.

pinochet

Muitos programas de TV foram censurados e tirados do ar.

Camila Paula

Camila Paula escreveu 2657 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *