Questões Sobre a Segunda Guerra Mundial

11/08/2017 Larissa Coelho

Resolver exercícios sobre os temas que podem vir a cair no Enem é uma ótima forma de se preparar para o exame nacional. Por isso, hoje o Descomplica traz questões sobre a Segunda Guerra Mundial. Antes de começar a resolvê-las, leia o resumo A Segunda Guerra Mundial e as Conferências dos Grandes. Logo abaixo os exercícios, há o gabarito e comentários explicando sobre a resposta correta. Confira!

ORGANIZE ESSA MATÉRIA EM UMA FOLHA DE RESUMO LINDONA!

Responda as questões sobre a Segunda Guerra Mundial:

1. (FUVEST) “Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior.” (Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941) A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial, que contribuíram para alimentar antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas, identificamos:

a) o crescente nacionalismo econômico e o aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos;
b) o desenvolvimento do imperialismo chinês da Ásia, com abertura para o Ocidente;
c) os antagonismos austro-ingleses em torno da questão da Alsácia-Lorena;
d) a oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo;
e) a divisão da Alemanha, que a levou a uma política agressiva de expansão marítima.

2. (UEMT) A Segunda Grande Guerra (1939 – 1945) adquiriu caráter mundial a partir de 7 de dezembro de 1941, quando:

a) os russos tomaram a iniciativa de anexar os Estados Bálticos;
b) os alemães invadiram o litoral mediterrâneo da África;
c) os japoneses atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor;
d) os franceses, por determinação do marechal Pétain, ocuparam o Sudeste da Ásia;
e) os chineses cederam a maior parte de seu território às tropas do Eixo.

3. (UFRN) Em relação à Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:

a) Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de pessoas;
b) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki;
c) de Gaulle foi o chefe do governo de Vichy;
d) com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra;
e) a Crise de 1929 nada teve a ver com a Segunda Guerra Mundial.

Gabarito das questões sobre a Segunda Guerra Mundial

1. A

Comentários:

a) é a única alternativa que corresponde a uma razão para a Segunda Guerra, já que Alemanha e Itália se unificaram tardiamente e não participaram do processo de divisão de áreas de influência e investimentos, sendo “boicotadas” em suas tentativas de participação dessa divisão para conquista de mercados consumidores.

b) A China não era um país imperialista, e sim o Japão. O Japão invadiu a China e Coréias com seu exército e devido a seu alto desenvolvimento e potencial se tornou o país imperialista da Ásia.

c) Na verdade a questão da Alsácia-Lorena foi Franco-Germânica. Alemanha e França brigaram durante muitos anos pelo território, rico em minério.

d) Foi justamente o contrário. As ideologias pregavam o nacionalismo e aspiravam cada vez mais incrustá-lo em sua população. Como por exemplo o fascismo: extremo nacionalismo.

e) Nesse momento a Alemanha não estava dividida e sim centralizada e chamamos de expansão marítima a conquista além0-mar de territórios no início da Idade Moderna.

2. C

Comentários: A única opção correta é a letra C, já que nenhuma alternativa além de C e E falam de um ataque que perpasse o território europeu. Somente com a entrada dos EUA, devido ao ataque japonês, a guerra ganha um caráter mundial (mais de um continente participando). A letra E está incorreta, pois a China estava ao lado dos Aliados e não cederia seus territórios para o Eixo, já que justamente lutava contra o imperialismo japonês.

3. A

Comentários:

a) Hitler realmente iniciou uma perseguição aos judeus, pregando o anti-semitismo (uma das características do nazismo). Um dos maiores crimes de guerra contra a humanidade foi o Holocausto, no qual judeus eram colocados em campos de concentração para trabalho forçado e posteriormente eram mortos. Foi devido a isso que aproximadamente 6 milhões de judeus morreram.

b) Os norte-americanos permaneceram neutros até o ano de 1941, quando houve um ataque japonês à base norte-americana de Pearl Harbor. Apenas em 1945 as bombas foram atiradas nas cidades japonesas.

c) O governo de Vichy, chamado governo “fantoche” do nazismo alemão, ocorreu quando o país rendeu-se aos nazistas na Segunda Guerra. Seu líder foi Pétain. De Gaulle foi líder das Forças Livres Francesas, contrárias às forças nazistas.

d) Foram os japoneses que atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor, e não os alemães.

e) A Crise de 1929 acirrou os revanchismos europeus e deu ensejo para que muitos governos fascistas chegassem ao poder deturpando discursos. Então, sim, a Crise de 1929 influenciou o início da Segunda Guerra.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre história após treinar com as questões sobre a Segunda Guerra Mundial. Quem sabe um exercício sobre esse assunto cai no Enem, não é mesmo?

Larissa Coelho

Larissa Coelho escreveu 1988 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *