O Que É Socialismo e Revolução Russa de 1917?

10/07/2017 Camila Paula

No começo do século XX, o Império Russo era atrasado e possuía base política, econômica e social frágeis para a época. A Rússia vivia um governo absolutista, o Czarismo, comandado por Nicolau II. O país não viveu um processo revolucionário e, por isso, não teve uma revolução industrial. As indústrias que existiam na Rússia tinha recebido concessões do Czar.

A população russa era majoritariamente rural e havia uma grande concentração de terras. Neste cenário, deu-se início a Ditadura do Proletariado e a construção da União Soviética. Com a primeira grande Revolução Marxista da história, nasce o socialismo, uma alternativa ao capitalismo.

Para você entender melhor essa situação, abaixo explicamos como foi a Revolução Russa de 1917 e o que é socialismo.

QUER CONFERIR ESSA MATÉRIA MAIS TARDE? INCLUA ELA NO SEU PLANEJAMENTO SEMANAL 😉

O que foi a Revolução Russa de 1917?

A pobreza e a exploração dos trabalhadores, nos primeiros anos do século XX, fizeram os camponeses e operários russos se mobilizarem politicamente. Quando as classes perceberam que suas reivindicações não eram ouvidas pelo Czar Nicolau II, elas começaram a lutar pelo fim do Czarismo, principalmente porque elas acreditavam que podiam concorrer com a indústria do exterior.

Assim, surgem novos partidos políticos de oposição que pensaram em novos projetos, que serviram de base para o socialismo na Rússia. Os partidos, que eram chamados de soviete, organizavam os movimentos populares por meio de conselhos que representavam o povo. Essa oposição ao governo de Nicolau II se dividiu em duas correntes: Liberal Reformista e Revolucionária.

A primeira corrente era favorável ao regime parlamentar burguês e defendia um regime socialista agrário, enquanto a segunda corrente era formada por socialistas-revolucionários e social-democratas que tinham como base as teorias de Marx e Engels. A corrente Revolucionária era subdividida em Mencheviques – minoria que defendia uma grande partido de massas – e Bolcheviques – maioria liderada por Lênin.

Revolução de Fevereiro de 1917

Sob a liderança dos mencheviques, em fevereiro de 1917, eles assumiram o governo provisório do país, mas, apesar deste ter sido um passo importante, os sovietes não tiveram participação plena nas decisões políticas da Rússia. Os mencheviques não conseguiram recuperar a economia do país e mantiveram as tropas russas na Primeira Guerra Mundial.

Revolução de Outubro de 1917

Lênin volta do exílio e os bolcheviques planejaram uma nova tomada do poder, que se deu em outubro de 1917. Assim, Lênin passou a comandar o país, a Rússia saiu da Primeira Guerra Mundial, as terras foram redistribuídas para os trabalhadores e o socialismo foi implantado.

O que é socialismo?

O socialismo foi criado para se contrapor ao capitalismo e para acabar com a exploração dos trabalhadores. Esse novo sistema político-econômico, com ideias formuladas por Marx e Engels, propunha a extinção da propriedade privada dos meios de produção e que o poder estivesse na mão do proletariado. Assim, haveria um controle mais justo do Estado e divisão da renda seria feita de forma mais igualitária.

Para fixar o que você acabou de aprender sobre Socialismo e Revolução Russa de 1917, confira agora um mapa mental em vídeo explicando tudo sobre o tema:

Baixe aqui o mapa mental e revise sempre que quiser!

Curtiu o conteúdo? Espero que você tenha entendido o que é socialismo e acerte as questões sobre esse assunto na prova.

Camila Paula

Camila Paula escreveu 2657 artigos

0 Comentários para este artigo

  • Ricardo Braga de Castelli
    27/12/2011

    Na esteira de um relativo sucesso A URSS se perdeu em algum ponto ou vários pontos.Não escrevo para detalhar aonde a URSS se perdeu a revolução.(porque foi uma revolução Não um golpe como o ocorrido aqui)as para ressaltar que houve em um certo período um rápido progresso.A URRS saiu de um estado quase Medieval para uma das maiores potencias do mundo .Isso é inquestionável.Mas ao contrario do se apregoa A historia não terminou

  • Kaio Henrique
    05/03/2014

    sim faltou alguns conteudos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *