Questões comentadas: Agricultura e seus modelos produtivos

04/05/2016 Camila Paula

Leia o resumo “A agricultura e seus modelos produtivos” e resolva os exercícios abaixo.

1. (ENEM 2010)

A agricultura e seus modelos produtivos

 

O gráfico representa a relação entre o tamanho e a totalidade dos imóveis rurais no Brasil. Que característica da estrutura fundiária brasileira está evidenciada no gráfico apresentado?

a) A concentração de terras nas mãos de poucos.
b) A existência de poucas terras agricultáveis.
c) O domínio territorial dos minifúndios.
d) A primazia da agricultura familiar.
e) A debilidade dos plantations modernos.

 

 

2. (ENEM 2010)

Antes, eram apenas as grandes cidades que se apresentavam como o império da técnica, objeto de modificações, suspensões, acréscimos, cada vez mais sofisticadas e carregadas de artifício. Esse mundo artificial inclui, hoje, o mundo rural.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço. São Paulo: Hucitec, 1996.

Considerando a transformação mencionada no texto, uma consequência socioespacial que caracteriza o atual mundo rural brasileiro é

a) a redução do processo de concentração de terras.
b) o aumento do aproveitamento de solos menos férteis.
c) a ampliação do isolamento do espaço rural.
d) a estagnação da fronteira agrícola do país.
e) a diminuição do nível de emprego formal.

 

 

3. (ENEM 2008)

“Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária – cerca de 35% do rebanho nacional está na região – e que pelo menos 50 milhões de hectares de pastos são pouco produtivos. Enquanto o custo médio para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem é de 2 mil reais, o custo para derrubar igual área de floresta é estimado em 800 reais, o que estimula novos desmatamentos. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta.”

(Revista Época, 3/3/2008 e 9/6/2008, com adaptações)

A partir da situação-problema descrita, conclui-se que:

a) o desmatamento na Amazônia decorre principalmente da exploração ilegal de árvores de valor comercial.
b) um dos problemas que os pecuaristas vêm enfrentando na Amazônia é a proibição do plantio de soja.
c) a mobilização de máquinas e de força humana torna o desmatamento mais caro que o aumento da produtividade de pastagens.
d) o superávit comercial decorrente da exportação de carne produzida na Amazônia compensa a possível degradação ambiental.
e) a recuperação de áreas desmatadas e o aumento de produtividade das pastagens podem contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia.

 

1. A

Comentário: Ao observar o gráfico e relacionar com os conhecimentos obtidos na história e geografia sobre a estrutura fundiária Brasileira, podemos observar que as terras no Brasil são organizadas em latifúndios acima de 1.000 ha.

 

2. B

Comentário: Ao escrever que não é somente da cidade o império da técnica e das modificações provocadas por ela, Milton Santos quer apontar para a utilização de técnica e ciência, pesquisa e desenvolvimento no meio rural, que transforma solos menos férteis em solos propícios para a agricultura, como o ocorrido com o solo do centro-oeste.

 

3. E

Comentário: Como a destruição da Amazônia também está diretamente relacionada à pecuária extensiva nas suas regiões de borda, a transformação da pecuária extensiva em intensiva, aumentando sua produtividade, iria diminuir a anexação de novas terras, o que, recuperando áreas antes degradadas, aliviaria os impactos do desmatamento.

 

Camila Paula

Camila Paula escreveu 2655 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *