Você é um bom cidadão? E estudante? Cheque seus conhecimentos sobre Impactos Ambientais

08/05/2014 Camila Paula

Para responder essas questão, assista uma aula sobre Impactos Ambientais.

1. (ENEM- 2009)

Edificio Italia

Fenômeno que provoca concentração de poluentes ajudou a piorar a qualidade do ar. A Grande São Paulo voltou ontem a enfrentar problemas com o excesso de poluição na atmosfera. Pela manhã, foi registrada uma inversão térmica, que provoca a concentração de poluentes, ao nível do solo. Por sorte, houve um ligeiro aumento na ocorrência de ventos, fazendo com que a qualidade do ar na região ficasse praticamente igual à de anteontem, quando houve uma inversão térmica a 144 metros do solo.
No ambiente, a situação normal é o ar mais frio da atmosfera ficar acima do ar quente (como numa geladeira em que o congelador, que é a parte mais fria da geladeira, é localizado em cima). A ordem natural é o ar frio se deslocar para baixo e o quente subir, possibilitando a circulação do ar e a dispersão dos poluentes.
No inverno poluído, o aquecimento da superfície terrestre é menos intenso e ali, próximo ao solo, se instala uma camada de ar frio. Outra camada de ar quente fica acima dessa como uma tampa, impossibilitando a dispersão de poluentes que formam uma grande concentração nas baixas altitudes.

(Góes, Denise. O Estado de S. Paulo)

O fenômeno da inversão térmica tem mais possibilidade de ocorrer no inverno do que no verão. A respeito do assunto são feitas três afirmativas:

I. No inverno, o ar poluído, junto ao solo, é mais frio do que o ar mais limpo e por isso não ocorrem correntes de convecção.
II. No inverno, o ar poluído, junto ao solo, é mais rarefeito do que o ar mais limpo e por isso não ocorrem correntes de convecção.
III. No inverno, o ar poluído, junto ao solo, se aquece continuamente fazendo aumentar ainda mais os níveis de poluição.

Assinale se
(A) somente a I é verdadeira.
(B) somente a II é verdadeira.
(C) somente a III é verdadeira.
(D) somente a I e II são verdadeiras.
(E) somente I e III são verdadeiras.

 

 

GABARITO

1. A

Essa questão foi selecionada pela monitora Renata Carvalho

Camila Paula

Camila Paula escreveu 2657 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *