O que São Fontes de Energia?

28/01/2019 Camila Paula

Quem vai prestar Enem e até mesmo os vestibulares tradicionais precisa saber mais sobre fontes de energia. Afinal, a produção de energia está cada vez mais em alta e é um grande ponto de atenção.

Entenda mais sobre as fontes de energia

Fenômenos naturais elétricos — como o raio, por exemplo — já são observados desde a antiguidade. Porém, durante muito tempo, eles aterrorizaram os homens que viam nesses fenômenos manifestações da cólera divina, ou mesmo um poder sobrenatural.

Hoje em dia, essa eletricidade e a energia são produzidas em centrais elétricas, transportadas e distribuídas ao consumidor.

Como o uso de energia mudou e continua mudando a vida da humanidade, é muito cobrado no vestibular.

Que tal perder o medo da energia e dar uma estudada? Este resumo detalha bastante as fontes de energia para você ir com tudo!

A eletricidade e suas formas

A eletricidade é uma forma de energia. Em outras palavras, é um fenômeno energético associado à mobilidade e ao repouso de partículas carregadas positivamente ou negativamente.

Só a partir do final do século XVI que se começou a estudar mais a fundo a eletricidade. Isso permitiu sua produção por mecanismos artificiais, usando fontes energéticas. Ela se tornou indispensável na nossa vida cotidiana, sendo usada para se alimentar, aquecer, iluminar, cuidar, curar, comunicar e muito mais!

A eletricidade se manifesta naturalmente em diversos fenômenos como:

  • influxos nervosos de alguns organismos vivos;
  • eletricidade estática criada pela fricção ou o contato de materiais diferentes, como o pulôver e o cabelo;
  • descarga elétrica entre uma nuvem e o céu, ou entre duas nuvens (raio).

Mas, aqui estamos interessados nas formas artificiais de produzi-la, em centrais, usando para transformação:

  • fontes de energias fósseis, como o carvão, o petróleo e o gás natural, vindos da decomposição ocorrida no interior das rochas de matéria orgânica durante milhões de anos;
  • fontes de energia por fissão, como o urânio, que tem seus átomos quebrados para liberar calor e energia.
  • fontes de energia renováveis, como a água, o vento, o sol, o calor da Terra ou a biomassa, que a natureza renova em permanência.

 

As Fontes de Energia

O que sao fontes de energia?

Usina Nuclear, um perigo.

A energia nuclear depende de um combustível passível a fissão, o urânio. Este mineral radioativo pode ser “enriquecido” para aumentar sua capacidade de liberação de energia. Ela permite produzir energia nas centrais nucleares, graças ao calor liberado quando há fissão atômica.

Existem alguns problemas no que diz respeito aos possíveis impactos ambientais e sociais se houver acidentes na usina, como a destinação do material radioativo já usado, que é extremamente tóxico e perigoso.

O que sao fontes de energia?

Usinas térmicas, bastante poluidoras

A energia térmica a combustão, ou simplesmente térmica, depende da queima de combustíveis fósseis — como o carvão, gás e o petróleo. São bem poluentes e liberam gases que aumentam o efeito estufa no planeta. O Brasil ainda utiliza bastante esse tipo de energia produzida nas termoelétricas. Quando a pluviosidade é baixa é possível gerar a energia necessária nas hidrelétricas.

O que sao fontes de energia?

Uma foto espetacular de uma usina hidrelétrica

A energia hidrelétrica, ou hidráulica permite fazer eletricidade a partir de turbinas e da força dos rios e da água, nas hidrelétricas. Podem ser construídas tanto em quedas d’água quanto pelo curso do rio. Não polui tanto a atmosfera quanto a energia térmica, mas necessita de um grande espaço para alagamento para se tornar efetiva, além de depender diretamente da vazão do rio e, consequentemente, do regime de chuvas da região.

Energia Eolica

Energia Eólica

A energia eólica é uma fonte de energia que depende do vento. A diferença de temperatura e pressão na atmosfera terrestre cria zonas de baixa e alta pressão.

Dessa diferença de zonas de pressão, nascem os ventos, movimentos do ar. Essa energia permite fazer energia nas turbinas eólicas, que causam poluição sonora e paisagística e podem afetar a fauna (pássaros). Mas, ainda assim, é uma das energias mais limpas do mundo e o Brasil possui grande potencial para produzi-la.

O que sao fontes de energia?

Os painéis fotovoltaicos para a produção de energia

A energia solar é uma fonte de energia que depende diretamente do sol. Ela é captada em painéis fotovoltaicos ou em centrais solares térmicas. É muito limpa, mas ainda pouco produtiva, sendo recomendada para moradias, mas não para indústrias.

Grandes avanços estão ocorrendo no uso dessa energia e o Brasil, que possui regiões que ficam até mais de 300 dias sob altíssima incidência solar, é um forte candidato à sua produção.

O que sao fontes de energia?

Energia geotérmica

A energia geotérmica depende do calor da Terra. É uma energia que não emite nenhum gás do efeito estufa, e sua matéria-prima, o calor terrestre, é gratuita.

É a forma de energia mais barata de se produzir e de manter. Somente locais muito específicos podem produzir, como a Islândia — país onde os moradores não pagam conta de luz, já que mais de 95% da energia produzida lá é dessa fonte geotérmica (a custo quase zero).

O que sao fontes de energia?

A Biomassa é uma possível solução para o futuro, inclusive no tratamento de lixo

A energia vinda da biomassa é uma fonte de energia que depende do ciclo de matéria orgânica animal e vegetal. Essa energia permite fabricar eletricidade graças ao calor liberado pela combustão desses materiais (lenha, biodisel, lixo, etc).

Ela também pode vir do lixo queimado ou do biogás (usualmente o metano), advindo da fermentação de matéria orgânica. O Brasil é o líder de produção desse tipo de energia, com o etanol.

O que sao fontes de energia?

As grandes turbinas das usinas que se utilizam da energia de maremotriz

Por fim, temos a energia maremotriz. Ela depende exclusivamente da intensidade das marés e das correntezas marinhas. Há usinas específicas para cada uma, que se utilizam de turbinas (no caso das correntezas marinhas, turbinas subaquáticas) para gerar eletricidade.

Essa energia é limpa, mas necessita grande investimento, pois ainda gera energia insuficiente para sustentar uma grande população ou produção.

 

Exercícios

1. (ENEM 2011) Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2008, do Ministério das Minas e Energia, a matriz energética brasileira é composta por hidrelétrica (80%), termelétrica (19,9%) e eólica (0,1%). Nas termelétricas, esse percentual é dividido conforme o combustível usado, sendo: gás natural (6,6%), biomassa (5,3%), derivados de petróleo (3,3%), energia nuclear (3,1%) e carvão mineral (1,6%). Com a geração de eletricidade da biomassa, pode-se considerar que ocorre uma compensação do carbono liberado na queima do material vegetal pela absorção desse elemento no crescimento das plantas. Entretanto, estudos indicam que as emissões de metano (CH4) das hidrelétricas podem ser comparáveis às emissões de CO2 das termelétricas.

MORET, A. S.; FERREIRA, I. A. As hidrelétricas do Rio Madeira e os impactos socioambientais da eletrificação no Brasil. Revista Ciência Hoje. V. 45, n.° 265, 2009 (adaptado).

No Brasil, em termos do impacto das fontes de energia no crescimento do efeito estufa, quanto à emissão de gases, as hidrelétricas seriam consideradas como uma fonte:

a) limpa de energia, contribuindo para minimizar os efeitos deste fenômeno.
b) eficaz de energia, tomando-se o percentual de oferta e os benefícios verificados.
c) limpa de energia, não afetando ou alterando os níveis dos gases do efeito estufa.
d) poluidora, colaborando com níveis altos de gases de efeito estufa em função de seu potencial de oferta.
e) alternativa, tomando-se por referência a grande emissão de gases de efeito estufa das demais fontes geradoras.

VEJA COMO RESOLVER PASSO-A-PASSO ESSA QUESTÃO! 

 

2. (ENEM 2011) “Águas de março definem se falta luz este ano”. Esse foi o título de uma reportagem em jornal de circulação nacional, pouco antes do início do racionamento do consumo de energia elétrica, em 2001. No Brasil, a relação entre a produção de eletricidade e a utilização de recursos hídricos, estabelecida nessa manchete, se justifica porque:

a) geração de eletricidade nas usinas hidrelétricas exige a manutenção de um dado fluxo de água nas barragens.
b) o sistema de tratamento da água e sua distribuição consomem grande quantidade de energia elétrica.
c) a geração de eletricidade nas usinas termelétricas utiliza grande volume de água para refrigeração.
d) o consumo de água e de energia elétrica utilizadas na indústria compete com o da agricultura.
e) é grande o uso de chuveiros elétricos, cuja operação implica abundante consumo de água.

VEJA COMO RESOLVER PASSO-A-PASSO ESSA QUESTÃO! 

 

3. (ENEM 2009) A economia moderna depende da disponibilidade de muita energia em diferentes formas, para funcionar e crescer. No Brasil, o consumo total de energia pelas indústrias cresceu mais de quatro vezes no período entre 1970 e 2005. Enquanto os investimentos em energias limpas e renováveis, como solar e eólica, ainda são incipientes, ao se avaliar a possibilidade de instalação de usinas geradoras de energia elétrica, diversos fatores devem ser levados em consideração, tais como os impactos causados ao ambiente e às populações locais.

Ricardo. B. e Campanili, M. Almanaque Brasil Socioambiental. Instituto Socioambiental. São Paulo, 2007 (adaptado)

Em uma situação hipotética, optou-se por construir uma usina hidrelétrica em região que abrange diversas quedas d’água em rios cercados por mata, alegando-se que causaria impacto ambiental muito menor que uma usina termelétrica. Entre os possíveis impactos da instalação de uma usina hidrelétrica nessa região, inclui-se:

a) poluição da água por metais da usina.
b) a destruição do habitat de animais terrestres.
c) o aumento expressivo na liberação de CO2 para a atmosfera
d) o consumo não renovável de toda água que passa pelas turbinas.
e) o aprofundamento no leito do rio, com a menor deposição de resíduos no trecho de rio anterior à represa.

VEJA COMO RESOLVER PASSO-A-PASSO ESSA QUESTÃO! 

 

4. UERJ 2013.1

A ampliação do uso de fontes de energia renováveis e não poluentes representa uma das principais esperanças para a redução dos impactos ambientais sobre o planeta.

Considerando os gráficos, a distribuição espacial da produção instalada das energias eólica e fotovoltaica é explicada sobretudo pela seguinte característica dos países que mais as utilizam:

a) matriz elétrica limpa
b) perfil climático favorável
c) densidade demográfica reduzida
d) desenvolvimento tecnológico avançado

VEJA COMO RESOLVER PASSO-A-PASSO ESSA QUESTÃO! 

 

GABARITO

1. D

2. A

3. B

4. D

Camila Paula

Camila Paula escreveu 2657 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *