Mapa Mental: Paisagens Climatobotânicas – Clima e Vegetação Brasileira

05/10/2016 Rhanna Leôncio

Tem dúvidas sobre paisagens climatobotânicas? Confira este mapa mental e saiba tudo sobre o clima e a vegetação brasileira :3

vegetacao brasileira

JÁ DEU UMA OLHADA NO NOSSO GABARITO ENEM 2016?

Devido a sua grande extensão territorial de aproximadamente 8,5 milhões de quilômetros quadrados, o Brasil apresenta características diversas de clima – várias zonas climáticas – e vegetação – Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Floresta Amazônica e outros –, que caracterizam cada região do país e originam as paisagens climatobotânicas, também conhecidas como domínios morfoclimáticos.

A classificação do Brasil a partir dos domínios morfoclimáticos permite visualizar a influência dos elementos na composição das paisagens naturais presentes no território, além da mútua influência entre estes elementos.

Aziz Ab’ Saber foi o pesquisador e geógrafo que definiu, na década de 1970, os domínios morfoclimáticos brasileiros, identificando 6 domínios e faixas de transição resultantes da interação entre relevo, clima e vegetação, tipos de solo, hidrologia e outros aspectos que originaram paisagens singulares. Aqui, destacaremos dois destes aspectos: o clima e o tipo de vegetação brasileira.

Domínios morfoclimáticos brasileiros segundo Aziz Ab’Saber

Domínio Equatorial Amazônico

Vegetação: Este domínio apresenta a maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica, que, no território brasileiro, estende-se por 3,7 milhões de quilômetros quadrados, mas que também foi alvo de intenso desmatamento.

A vegetação deste domínio pode ser dividida em três:

  • Igapó: área permanentemente alagada ao longo dos rios. Esta vegetação é de pequeno porte, a exemplo da vitória-régia;
  • Várzea: área que sofre inundações periódicas. Esta vegetação é de porte médio, em torno de 20 metros de altura;
  • Terra firme: área que não sofre inundação e onde é encontrada a vegetação de grande porte, que geralmente ultrapassa os 60 metros de altura.

Clima: O clima característico desta região é o Clima Equatorial Continental, em que a Massa Equatorial Continental atua ao longo do ano, trazendo muita umidade através das chuvas convectivas que ocorrem geralmente nos finais das tardes. Além disso, por receber uma elevada intensidade dos raios solares, as temperaturas são elevadas.

QUER SABER MAIS SOBRE O CLIMA E A VEGETAÇÃO BRASILEIRA? CONFIRA ESTE RESUMO COMPLETO!

Rhanna Leôncio

Rhanna Leôncio escreveu 49 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *