3 fenômenos que te explicam como funcionam um vulcão!

24/08/2016 Camila Paula

Quer entender como funciona um vulcão? Fique sabendo de tudo bem aqui!

vulcao

Vulcanismo é o nome dado ao processo geológico que ocorre no interior da Terra e que alcança a superfície terrestre. Nele, há o extravasamento do magma por uma abertura na superfície terrestre chamada de vulcão, estrutura geralmente cônica e montanhosa. Cabe destacar que o magma ao chegar à superfície é chamado de lava.

Hoje, vamos te explicar como um vulcão funciona, desde a sua origem até os seus efeitos. Para isso, escolhemos três importantes etapas do processo de vulcanismo.

A atividade vulcânica, antes de ser vista na superfície terrestre, é precedida por alguns processos. No interior da Terra, o magma se movimenta no que chamamos de câmara magmática, uma espécie de bolha localizada no manto, isto é, a camada interna da Terra. Esta câmara se localiza abaixo do vulcão.

1. Falha na superfície terrestre

vulcao

Atenção! Esta é a primeira característica dos vulcões. Para que o magma extravase, chegando à superfície terrestre, é necessário que haja uma falha. Sob determinada temperatura e pressão, o magma presente na câmara magmática é forçado a subir pela chaminé vulcânica e chega à superfície terrestre como lava através de uma falha.

2. Magma

vulcao

Quando o magma – substância pastosa composta por líquidos, cristais e gases como vapor d’água, dióxido de carbono e óxidos de enxofre e de nitrogênio – é expelido para fora do vulcão, são liberados também fumaça e piroclastos, isto é, fragmentos de rochas vulcânicas, podendo alcançar alguns quilômetros de distância do vulcão.

3. Tsunamis

vulcao

Um tremor de terra pode despertar uma atividade vulcânica, mas também pode provocar tsunamis. Quando os sismos ocorrem na superfície terrestre, eles se manifestam como tremores que deslocam o solo e tudo o que estiver acima dele; quando a origem do sismo é no fundo do oceano, ele pode ocasionar os tsunamis, grandes deslocamentos da água do mar em direção ao continente.

Agora que já sabe tudo sobre vulcões é só conquistar o 10!  \o/

Camila Paula

Camila Paula escreveu 2657 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *