Exercício Resolvido: Conferências Ambientais e Sustentabilidade

22/06/2016 Jonathas Borges

Leia o resumo Como ocorrem as Conferências Ambientais e o que elas têm a ver com Sustentabilidade? e resolva os exercícios abaixo.

1. (UERJ)

quest 1

A Conferência de Estocolmo e o surgimento de organizações ambientalistas, como Greenpeace e WWF, provocaram mudanças na percepção social da questão ambiental no final do século XX.
Dentre essas mudanças, a mais difundida foi a conscientização da:

a) limitação da tecnologia moderna

b) dimensão da interferência humana

c) recorrência do desmatamento intenso

d) insuficiência do abastecimento alimentar

 

2. (UFPA) Dados do Protocolo de Kyoto indicam que em 1990 países como Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos da América, Federação Russa, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, França, Itália, Japão e Polônia eram responsáveis por cerca de 87% das emissões de CO2 na atmosfera. Em relação a esse Protocolo é correto afirmar:

a) O Protocolo de Kyoto representa uma grande inovação nas políticas globais para o meio ambiente, pois, além de fixar uma meta de redução sobre os níveis de emissão de gases na atmosfera, cria um sistema de créditos de emissões entre países.

b) O Protocolo de Kyoto determina a todos os países que, em curto prazo, estes reduzam os níveis de emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa no planeta.

c) O Protocolo de Kyoto estabelece os mesmo níveis de emissão de gases (CO2) conforme os padrões de industrialização, bem como o modelo energético adotado pelas economias nacionais.

d) O Protocolo de Kyoto tem como meta reduzir a industrialização no mundo. Países como China, Brasil, Índia e México, que experimentam forte crescimento econômico, vivenciam sérios problemas gerados por serem obrigados a reduzir seu crescimento.

e) O Protocolo de Kyoto resultou de negociações da Convenção sobre Mudanças Climáticas Globais, que foram fruto de um acordo liderado pelos Estados Unidos, tendo em oposição a União Européia.

 

3. (IBMEC) Questão: Numa demonstração bastante evidente de que os problemas ambientais despertam enorme preocupação em todo o mundo, vários são os encontros realizados para tratar do tema, tais como a ECO-92, no Rio de Janeiro e a Rio+10, em Johanesburgo (África do Sul). Analise as seguintes afirmativas sobre as questões ambientais:

I – A chamada “crise ambiental” atinge exclusivamente os países ricos, pois é uma conseqüência direta da produção industrial, praticamente inexistente nos países pobres;
II – As últimas décadas do século passado conheceram uma série de propostas dos países ricos de superação dos problemas ambientais a partir de uma modificação da matriz energética, propostas estas que contaram com o apoio unânime do G-7;
III – O aquecimento global, resultante do chamado “efeito estufa”, é um dos mais preocupantes problemas ambientais da atualidade, afinal ele deverá atingir todo o planeta.

Assinale:

a) se apenas a afirmativa I for correta
b) se apenas a afirmativa II for correta
c) se apenas a afirmativa III for correta
d) se as afirmativas I e II forem corretas
e) se as afirmativas II e III forem corretas

Gabarito

1. B

Comentários: 

a) A limitação do uso de tecnologia não foi discutida na conferência, porque o uso de tecnologias modernas não é o problema para o meio ambiente; pelo contrário, pode até ser solução, na medida que as nova tecnologias podem auxiliar no combate a problemas ambientais. A forma indiscriminada e a proporção da intervenção humana são os grandes problemas, invadindo reservas ambientais e poluindo rios, mares e o ar em busca de ganhos econômicos. Esse é o real problema.

b) Essa dimensão da intervenção humana é a resposta certa, porque nesse fórum, como nos demais, a busca pelo desenvolvimento sustentável, ou seja, uso dos recursos naturais sem prejudicar as gerações futuras é o grande foco, até porque o homem não pode viver sem utilizar esses recursos, mas pode usá-los de forma que seu impacto permita a recuperação do ambiente sem exterminá-lo.

c) Apesar de o tema ser bastante importante e alvo de debate nas granes conferências, esse não foi o foco da conferencia em questão, a Conferência de Estocolmo, que na verdade foi o primeiro congresso internacional e buscou alertar, de uma forma geral, os problemas que os impactos do homem no meio ambiente poderia trazer para o presente e principalmente o futuro, em caso de manutenção do modelo da sociedade, muito agressivo ao meio ambiente.

d) Outra grave questão, mas que não aborda um tema discutido na Conferência de Estocolmo. O problema da fome, resultado da falta de alimentos para alguns, vai ser um tema tratado de forma mais significativa em conferências posteriores, como a de Johanesburgo, em que a questão da justiça social e da fome vão também ser debatidas.

 

2. B

Comentários: 

a) O protocolo de Kyoto, apesar de ser realmente uma inovação nas políticas globais do meio ambiente e fixar metas para a redução de gases do efeito estufa, não tem como características a criação de um sistema de crédito de emissão entre os países, por isso essa resposta está errada.

b) Essa resposta aborda justamente o cerne do protocolo de Kyoto, que é a busca pela redução da emissão de gases do efeito estufa, por isso é a resposta certa.

c) O protocolo não estabelece os mesmos níveis de emissão de gases, as metas de redução de gases não são homogêneas a todos os países, colocando níveis diferenciados de redução para os 38 países que mais emitem gases. O protocolo prevê ainda a diminuição da emissão de gases dos países que compõem a União Europeia em 8%, dos Estados Unidos em 7% e Japão em 6%. Países em franco desenvolvimento, como Brasil, México, Argentina, Índia e, principalmente, China, não receberam metas de redução, pelo menos momentaneamente.

d) O protocolo de Kyoto não tem como objetivo reduzir a industrialização no mundo, e sim a emissão de gases. Os países emergentes não foram incluídos, em um primeiro momento, na lista dos países que devem diminuir a emissão de gases, apesar deste ter sido uma vontade expressa pelos países centrais.

e) Países desenvolvidos não foram os “carros-chefe” nessa discussão que resultou no protocolo de Kyoto, pelo contrário, os Estados Unidos assinaram recentemente, mas não ratificaram o protocolo, apesar de os EUA terem feito um acordo de redução da emissão de gases recentemente com a China.

 

3. C

Comentários: 

I –  crise ambiental não atinge somente os países ricos, uma vez que os impactos ambientais atingem o sistema ambiental como um todo, principalmente se pensarmos na emissão de gases que vai gerar impactos globais, por isso não se restringe somente aos países ricos.
II – O G-7 não apoiou unanimemente as medidas para uma recuperação ambiental. Basta lembrar que os Estados Unidos, principal economia do mundo, não assinaram durante muito tempo o protocolo de Kyoto.
III –Essa opção é correta porque aponta um dos grandes problemas ambientais do momento, o aquecimento global, e a sua resultante, o efeito estufa e a dimensão desse problema, que ocorre em escala global.

Jonathas Borges

Jonathas Borges escreveu 18 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *