Questões comentadas: Brasil Neoliberal e a Posição nos BRICS

13/07/2016 Marcus Oliveira

Leia o resumo “Brasil Neoliberal e a Posição nos BRICS” e resolva os exercícios abaixo.

1. (PUCCAMP) O reconhecimento, por parte dos teóricos do capitalismo, de que o atual estágio da economia requeria a reformulação das concepções liberais, especialmente no que toca à atuação do Estado, deu origem a uma doutrina batizada de neoliberalismo. Algumas de suas bases são:

a) A revisão do sistema de propriedade agrária com a promoção de reforma agrária gradual, como que se busca reequilibrar a distribuição da população entre o campo e os centros urbanos.

b) A criação de políticas assistencialistas com o objetivo de reduzir as diferenças sociais por meio do apoio financeiro e centrais sindicais e organizações não governamentais.

c) A intervenção estatal nos mais amplos setores produtivos a fim de garantir empregos, salários e estimular a participação dos trabalhadores nos lucros a partir de determinados índices de produtividade.

d) A atuação do Estado para garantir estabilidade econômica por meio do controle de taxas de juros, estabelecimentos de políticas cambiais e privatização de setores antes considerados estratégicos.

 

2. (ENEM) O G-20 é o grupo que reúne os países do G-7, os mais industrializados do mundo (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), a União Europeia e os principais emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Indonésia, México e Turquia). Esse grupo de países vem ganhando força nos fóruns internacionais de decisão e consulta. ALLAN, R. Crise global. Disponível em: http://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br. Acesso em: 31 jul. 2010. Entre os países emergentes que formam o G-20, estão os chamados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), termo criado em 2001 para referir-se aos países que

a) apresentam características econômicas promissoras para as próximas décadas.

b) possuem base tecnológica mais elevada.

c) apresentam índices de igualdade social e econômica mais acentuados.

d) apresentam diversidade ambiental suficiente para impulsionar a economia global.

e) possuem similaridades culturais capazes de alavancar a economia mundial.

 

Gabarito:

1. D

a) Não está correta, uma vez que o modelo retoma os preceitos liberais e está incluso o princípio da propriedade privada. Assim, o Estado não interveria na reforma agrária, a qual é uma questão de concentração de terras, e a redistribuição afetaria a concepção de Estado Mínimo.

b) Não está correta, pois o modelo neoliberal preconiza uma intervenção mínima do Estado nas questões sociais.

c) Não está correta, devido ao mesmo motivo da alternativa anterior. O Estado é mínimo, atuando apenas no controle da taxa de juros, na variação cambial, e quando necessário em momentos de crise do capital.

d) Essa alternativa é o gabarito, pois tais ações traduzem basicamente as medidas estabelecidas pelo Consenso de Washington como de responsabilidades do Estado Mínimo.

2. A

a) Essa alternativa é o gabarito, pois o termo BRIC representa os países emergentes com grande crescimento econômico e potencial de desenvolvimento para as próximas décadas, no contexto da globalização, frente às nações consideradas desenvolvidas.

b) Não está correta, uma vez que os países que possuem a base tecnológica mais elevada são os países desenvolvidos, como EUA, Japão, França e Alemanha, enquanto os BRIC são países considerados emergentes, os quais estão em um pulsante processo de crescimento e industrialização, almejando alcançar essa base tecnológica mais avançada.

c) Não está correta, considerando-se que a Índia é exemplo de país com grandes desigualdades, devido ao sistema de castas, e o Brasil, mesmo sendo um país de forte economia, apresenta uma distribuição de renda muito desigual. A China também possui uma grande desigualdade entre o campo e a cidade. A Rússia também apresenta uma enorme desigualdade social, resultante da forma de introdução do capitalismo na ex-União Soviética.

d) Não está correta, pois nem todos os países apresentam uma diversidade ambiental tão grande e, segundo uma concepção sustentável, a exploração desses recursos não poderia justificar um crescimento à custa dos impactos ambientais.

e) Não está correta, pois os quatros países apresentam diferenças nos mais diversos aspectos culturais.

Marcus Oliveira

Marcus Oliveira escreveu 4 artigos

1 Comentário para este artigo

  • Bia
    30/07/2015

    Ótimo esse modelo de comentar cada item!

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *