Exercícios Resolvidos: Brasil e a Situação Energética

20/07/2016 Camila Paula

Leia o resumo “Brasil e a Situação Energética” e resolva os exercícios abaixo.

1. O Brasil é um dos países que apresentam os maiores potenciais hidrelétricos do mundo, o que justifica, em partes, o fato de esse tipo de energia ser bastante utilizado no país. As usinas hidrelétricas são bastante elogiadas por serem consideradas ambientalmente mais corretas do que outras alternativas de produção de energia, mas vale lembrar que não existem formas 100% limpas de realizar esse processo. Assinale a alternativa que indica, respectivamente, uma vantagem e uma desvantagem das hidroelétricas.

a) não emitem poluentes na atmosfera; porém não são muito eficientes.

b) são ambientalmente corretas; porém interferem diretamente no efeito estufa.

c) a produção pode ser controlada; porém os custos são muito elevados.

d) ocupam pequenas áreas; porém interferem no curso dos rios.

e) a construção é rápida; porém duram pouco tempo.

 

 

2.  “Brasil é o sétimo maior consumidor de energia do mundo, diz Banco Mundial

O Brasil ficou com a sétima colocação no ranking dos maiores consumidores de energia do mundo. O país ficou atrás de China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Japão e Alemanha e conta com cerca de 99% da população já com acesso ao serviço, segundo relatório divulgado nesta terça-feira pelo Banco Mundial.”

O Globo – Economia, 28/05/2013.

Sobre o consumo de energia no mundo, assinale a alternativa correta.

a) No texto, é evidente o papel crescente dos BRICS na demanda energética mundial.

b) O consumo de energia nem sempre acompanha o nível de desenvolvimento de um país, o que explica a presença da Rússia entre os maiores consumidores.

c) China e Estados Unidos são os maiores consumidores de energia em função do fato de esses países serem os mais populosos do mundo.

d) A sétima posição do Brasil em consumo de energia deve-se ao fato de o país ter ampliado a produção de etanol, preferencialmente destinado ao consumo interno.

 

 

3. (UPE) Leia a manchete a seguir:

“Brasil precisa de investimento em energia limpa”.

16/02/2011 – Jornal Folha de São Paulo.

Sobre o assunto tratado, é CORRETO afirmar que a(o)

a) biomassa, também chamada de energia renovável, é um tipo de energia limpa, desenvolvida por meio de plantações energéticas, porém, mesmo quando é produzida de maneira sustentável, emite grande quantidade de carbono na atmosfera.

b) energia limpa é aquela que não emite grande quantidade de poluentes para a atmosfera e é produzida com o uso de recursos renováveis, a exemplo de biocombustíveis como a cana-de- açúcar e as plantas oleaginosas que são fontes de energia originadas de produtos vegetais.

c) Bacia de Campos, no Brasil, possui as maiores reservas de xisto betuminoso que é considerado uma fonte de energia limpa renovável, não se esgota e pode ser aproveitado indefinidamente sem causar grandes danos ecológicos.

d) lenha, energia eólica e energia solar, apesar de se constituírem em fontes de energia não renováveis, são consideradas energias limpas e se destacam por suprirem a maior parte das necessidades brasileiras de eletricidade e por apresentarem uma série de vantagens ambientais.

e) maior potencial de energia limpa no Brasil está instalado na Bacia do Rio Paraná, onde se localizam grandes reservas de gás natural, um biocombustível avançado de transformação geológica, pois dele é possível se obterem hidrocarbonetos.

 

 

GABARITO

1. C

Comentários: 

a) A vantagem está correta, pois a energia a partir das hidrelétricas não emite poluentes, mas a desvantagem está errada, porque a energia hidrelétrica é muito eficiente, sendo uma fonte principal muito utilizada para a geração de energia.

b) As hidroelétricas são ambientalmente corretas e não têm nenhuma relação com o efeito estufa, por isso a opção está errada, ao apontar uma desvantagem falsa.

c) Essa é a resposta correta, porque a produção pode ser controlada, e ela realmente tem um custo elevado para a sua construção.

d) As hidrelétricas utilizam grandes áreas, precisando inclusive de um grande reservatório e gerando alagamento e desmatamento para sua construção, sendo então uma vantagem apontada erroneamente. A desvantagem é correta, porque a hidrelétrica realmente interfere no curso dos rios.

e) A construção é demorada, por isso essa vantagem não é verdadeira, e elas duram muito tempo, então a desvantagem também é errada.

 

2. A

Comentários: 

a) Essa é a opção correta, porque China, Brasil, Russia e India, países dos BRICS, apresentam um grande crescimento no consumo de energia, por isso ele são países que têm um papel importante na demanda energética mundial.

b) Apesar de nem sempre o desenvolvimento econômico justificar o consumo de energia de um país, a presença da Rússia nesse top 10 refere-se justamente aos recentes crescimentos registrados pelo país nos últimos anos.

c) Essa afirmativa não é verdadeira, porque, apesar de os Estados Unidos consumirem muita energia, não é o país que lidera o ranking de população junto com a China, mas sim a Índia. O que justifica o seu consumo de energia é o elevado desenvolvimento de infraestrutura e sua economia.

d) O aumento de consumo de energia por parte do Brasil não se justifica somente pelo aumento da produção de etanol, mas sim pelo crescimento da produção de diversas matrizes energéticas.

 

3. B

Comentários: 

a) A biomassa é uma energia limpa e a sua utilização não emite grande quantidade de carbono, portanto essa resposta não está correta.

b) O biocombustível oriundo da cana de açúcar e as fontes de energias originadas dos vegetais são exemplos perfeitos de energia limpa, que não agride o meio ambiente e permite um desenvolvimento sustentável, por isso essa é a resposta certa.

c) O Xisto betuminoso não é uma fonte de energia limpa e também não é uma fonte de energia renovável, portanto se esgota e também causa grandes impactos ambientais, como poluição hídrica, emissão de gases poluentes na atmosfera durante o processamento e risco de combustão espontânea dos resíduos.

d) A lenha não é uma fonte de energia limpa, causando grandes impactos ambientais, como a agressão a florestas, poluição do ar com fuligem preta e CO2. Além disso, a questão aponta a energia eólica e  a solar como fontes de energias não renováveis, o que não é uma verdade, pois ela são fontes de energias renováveis.

e) As grandes reservas de gás natural se encontram na Bacia de Campos e de Santos, portanto não estão no rio Paraná. Por esse motivo, a resposta está errada.

 

Camila Paula

Camila Paula escreveu 2655 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *