Mapa Mental: Refração da Luz

27/09/2016 Arthur Vieira

Dúvidas sobre Refração da Luz? Não esquenta! Com este mapa mental, você aprende tudo e ainda garante uma nota 10 na prova! 🙂

refracao da luz

É conhecido desde a antiguidade que duas coisas acontecem quando um raio de luz incide sobre uma superfície lisa que delimita dois materiais transparentes, como a superfície entre o ar e o vidro:

  1. Parte da luz é refletida, obedecendo a lei da reflexão. É desse jeito que você vê os reflexos da piscina ou da janela, ainda que tanto a água quanto o vidro sejam transparentes.
  2. Parte da luz continua através do meio. Ela é transmitida, e não refletida, mas os raios transmitidos mudam de direção à medida que penetram na superfície. A transmissão da luz de um meio para outro, mas com mudança na direção, é chamada de refração.

É bom lembrar que uma fonte de luz extensa como o Sol produz uma infinidade de raios que podem incidir sobre uma superfície, mas nossa análise será simplificada se focarmos num único raio luminoso.

QUER SABER MAIS? CLIQUE AQUI E CONFIRA TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER NESTE RESUMO SOBRE REFRAÇÃO DA LUZ!

A era da informação em que vivemos hoje se baseia quase integralmente na física das ondas eletromagnéticas. Queiramos ou não, estamos globalmente conectados pela Internet, usando cabos de fibra óptica no processo.

O desafio atual para os físicos e engenheiros é tentar prever como serão as interconexões globais daqui a 20 ou 30 anos. E o ponto de partida para enfrentar esse desafio é compreender a física por trás de um dos fenômenos mais ricos que cercam as ondas eletromagnéticas: a refração da luz.

Antes disso, vamos relembrar como devemos encarar a luz.

FICOU CURIOSO? CONFIRA ESTA LISTA E DESCUBRA POR QUE A FIBRA ÓPTICA E O ARCO-ÍRIS SÃO “PARENTES”!

Agora que você já sabe tudo sobre Refração da Luz, confira nossa página oficial do gabarito ENEM 2016!

Arthur Vieira

Arthur Vieira escreveu 27 artigos

1 Comentário para este artigo

  • Pedro Henrique
    27/09/2016

    Agradecido com força pelo mapa mental! ;D

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *