Mapa Mental: Curto-Circuito

23/08/2016 Larissa Coelho

Não deixe que sua prova de Física te pegue de surpresa! Com este mapa mental, você vai gabaritar e tirar onda no vestibular 😛

mapa-fisica-curto

 

Às vezes, nos telejornais, assistimos a notícias sobre incêndios em casas ou apartamentos sem causa aparente. Entretanto, muitos desses acidentes podem ser causados pela sobrecarga, isto é, muitos aparelhos ligados a uma única tomada, ou por curtos-circuitos nos quais a corrente elétrica é altamente elevada. 

Hoje, vamos ver como curtos-circuitos funcionam e aprender a tomar cuidado na hora de recarregar a bateria de um carro – a famosa “chupeta”. 

curto-circuito

Curto-circuito em ação

Primeiramente, vamos relembrar como acontece um curto-circuito.

curto-circuito

Na figura acima trocamos o resistor por um fio ideal (ou seja, de resistência nula). Quando uma conexão de baixíssima ou nula resistência é feita entre dois pontos de um circuito que estão normalmente separados por uma resistência maior, temos o que é conhecido como curto-circuito.

Assim, a resistência interna r da bateria se torna o único resistor do circuito.

Da equação do gerador:

curto-circuito

Se R = 0, então U = RI = 0. Logo, 

curto-circuito

E obtemos a corrente de curto-circuito.

Uma bateria de 3 V com resistência interna de 1 Ω gera uma corrente de curto-circuito de 3 A. Esta é a máxima corrente possível que essa bateria pode produzir. O acréscimo de qualquer resistência externa R fará com que a corrente diminua para um valor menor do que 3 A.

curto-circuito

Mas o fio pode queimar e você tomar um choque!

 

Intensidade do brilho de lâmpadas em circuitos

Uma questão recorrente em muitos vestibulares e no Enem é a que envolve a análise do brilho de lâmpadas em circuitos elétricos. Então vale a pena dar uma olhada em como resolver esse negócio, né?

QUER SABER TUDO SOBRE CIRCUITOS-ELÉTRICOS PARA SE DAR BEM NA SUA PROVA DE FÍSICA? CLIQUE AQUI E CONFIRA NOSSA LISTA!

Larissa Coelho

Larissa Coelho escreveu 3136 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *