Mapa Mental: Circuitos Elétricos

16/08/2016 Anna Taborda

É muito fácil aprender Circuitos Elétricos. Confira este mapa mental e fique por dentro de tudo para se dar bem na sua prova :3

circuitos eletricos

 

Vamos começar do começo, ok? Por que estudamos a eletrostática?

A ideia é conseguir responder por que e como as cargas elétricas interagem entre si. Resumindo: queremos entender que forças uma faz na outra e como podemos entendê-las. Experimentalmente, foi descoberto que a força entre as cargas era dada pela lei de Coulumb, que já estudamos na semana passada. Se você tiver alguma dúvida ainda com relação a Força elétrica, volte no resumo anterior.

“Então, sabendo a força, estaremos entendendo a eletrostática, profê?!”

Exato, jovem! Se entendermos como as forças interagem, saberemos a eletrostática, porém, algumas propriedades foram descobertas através de repetidos experimentos e análises.

QUER SABER MAIS SOBRE CIRCUITOS ELÉTRICOS E ELETROSTÁTICA? CONFIRA NOSSO RESUMO CLICANDO AQUI.

No mundo em que vivemos, é muito difícil imaginar como seria a vida sem energia elétrica, mas isso era uma realidade, as pessoas viviam sem energia elétrica. Imagina você sem seu computador ou seu smartphone? Imagina sem o Descomplica? O mundo devia ser bem mais complicado e sem graça, hein?!

Desde a Grécia antiga, esse fenômeno já era estudado e foi nessa época que um filosofo chamado Tales observou os primeiros processos de eletrização. Mas e você, em pleno século 21, sabe quais são esses processos? Então vamos lembrar.

FIQUE POR DENTRO DE TUDO SOBRE CIRCUITOS ELÉTRICOS, FORÇA ELÉTRICA, PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO E LEI DE COULOMB CLICANDO AQUI.

Em circuitos elétricos, existem, além de outros elementos, os geradores e os receptores. Geradores são tudo aquilo que gera energia para o circuito, transformando qualquer tipo de energia em energia elétrica. Normalmente pilhas e baterias fazem a transformação de energia química em energia elétrica. Já os receptores pegam a energia elétrica e a transformam em alguma função, por exemplo, os aparelhos eletrônicos, liquidificador, TV, ventilador…

Temos uma classe especial de receptores, que só transformam energia elétrica em térmica, realizando apenas o efeito Joule. Para esses, damos o nome de resistores. Os resistores são elementos que dificultam a passagem de corrente: quanto maior a resistência elétrica de um resistor, menor será a corrente que passa pelo circuito. São grandezas inversamente proporcionais.

TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS SOBRE CIRCUITOS ELÉTRICOS, LEI DE OHM E RESISTORES COM NOSSO RESUMO! BASTA CLICAR AQUI.

Anna Taborda

Anna Taborda escreveu 839 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *