3 exemplos de aplicação de Eletricidade e Potencial Elétrico que você PRECISA entender para o ENEM

02/08/2016 Camila Paula

E aí, aluno! Enem já está chegando e nada como uma lista de Física e eletricidade para aplicar os conhecimentos vistos em aula no dia-a-dia. Vamos lá!

Opa! Preciso ir, mais uma lista de Física começando!

Para começarmos a falar sobre eletricidade, Potencial Elétrico nada mais é do que a energia potencial por unidade de carga. Ele pode ser definido em qualquer ponto de um campo elétrico como a energia potencial U por unidade de carga associada a uma carga de teste q nesse ponto.
V=U/q ou U=qV

Lembre-se que a energia potencial e a carga são grandezas escalares. Logo, o potencial elétrico também é uma grandeza escalar.

 

1. Pássaro no fio de alta tensão

Já viu aqueles pássaros que ficam no fio de alta tensão da rede elétrica e nunca tomam choque? Porém, você sabe que se você subir no poste e tentar se pendurar no fio não vai dar certo, não é?

Então, o pássaro tem aquelas pernas bem próximas, gerando uma pequena ddp entre suas patas, ddp essa que não é suficiente para dar um choque no pássaro. Além disso, como o pássaro só está encostado no próprio fio, não existe uma ddp para ele tomar um choque. Agora imagine que você está subindo no poste por uma escada e tenta ir para o fio. Provável que você coloque uma mão e depois a outra. Bom, antes que você consiga colocar a segunda mão, já vai ter levado o choque. Isso porque, ao colocar a primeira mão, ainda estaria em contato com o poste ou a escada, criando uma ddp.

Observe a corrente fluindo pelo pássaro

 

2. Raios

Gosta de ver os raios durante uma tempestade? E saberia me dizer como que eles são formados? Bom, dentro da nuvem existem partículas de água e gelo que ficam se atritando, deixando a parte de baixo da nuvem com carga negativa e a parte de cima com carga positiva. Fica uma coisa bem parecida com uma pilha, ou, melhor dizendo, polarizada. Enfim, no momento em que a carga chega a um ponto que o ar não consegue mais suportar (caso você não saiba, o ar é um isolante de eletricidade), a carga ioniza o ar, transformando-o em condutor. E então, temos a liberação de uma grande descarga elétrica da nuvem, que chamamos de raio. Ah, esse processo tem um termo técnico: Ruptura do Dielétrico.

É bem bonito, mas dá um certo medo…

 

3- Solda elétrica

Já esteve perto de uma solda elétrica? Quando eu era pequeno, me amarrava em ficar olhando aquela luz, mas minha mãe sempre brigava e tampava meus olhos =/. Eu achava incrível como aquele cabo que esfarelava podia juntar tão forte duas peças de metal.

Na soldagem, a peça que vai ser soldada e o eletrodo são conectados ao transformador e ficam polarizados. No momento em que ocorre o contato entre eles, existe a passagem de uma corrente de eletricidade muito alta que aquece a peça e eletrodo, fundindo-os. Simples, não é?

QUER DAR UMA REVISADA NOS CONCEITOS DE ELETRICIDADE E POTENCIAL ELÉTRICO? CLIQUE AQUI E VEJA AS VÍDEO-AULAS MAIS LEGAIS DA INTERNET.

 

Camila Paula

Camila Paula escreveu 2657 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *