Como Ocorre o Lançamento Horizontal e Oblíquo?

13/04/2018 Larissa Coelho

Lançamento horizontal e oblíquo é um assunto que você deve saber para o vestibular e ENEM. Mas, não se preocupe. Nós te ensinamos tudo nesse resumo completo. Porém, antes de sabermos como o ocorrem os lançamentos, vamos falar do princípio da simultaneidade, proposto por Galileu Galilei.

Princípio da simultaneidade ou princípio da independência dos movimentos

Se um corpo apresenta um movimento composto, cada um dos movimentos de seus componentes se realiza como se os demais não existissem e no mesmo intervalo de tempo.

Isso é importante, pois nesses dois movimentos, no lançamento horizontal e oblíquo, teremos duas componentes da velocidade que serão independentes entre si, de acordo com o princípio proposto por Galileu.

Lançamento horizontal

Quando um corpo é lançado horizontalmente sem resistência do ar, ele descreve, em relação à Terra, uma trajetória parabólica.

Lancamento horizontal

Lançamento horizontal

Esse movimento é considerado, de acordo com o princípio da simultaneidade, o resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes: queda livre (Vy) e movimento horizontal (Vx).

lancamento horizontal

Componentes da velocidade

 

Movimento horizontal

Um movimento uniforme não possui aceleração na horizontal, ou seja, o corpo mantém sua velocidade inicial por todo o movimento. Esse fenômeno é facilmente entendido pela primeira lei de Newton, que diz que “todo corpo, livre da ação de forças, tem a tendência natural de permanecer em movimento uniforme”. É a Lei da Inércia.

Movimento de queda livre

Ocorre sob ação da gravidade, o que o classifica como um MUV, já que a aceleração é constante.

Lançamento oblíquo

Considere um corpo sendo lançado com uma velocidade inicial em uma direção que forma com a horizontal um ângulo qualquer. A única aceleração que age sobre o corpo é a da gravidade. A trajetória descrita é uma trajetória parabólica.

Lancamento horizontal

Lançamento oblíquo

A distância horizontal que o corpo percorre é chamada de alcance. A distância máxima que o corpo percorre na vertical é chamada de altura máxima. Na altura máxima, a velocidade na vertical é nula.

 

Funções que descrevem os movimentos

Como os movimentos são separados em duas componentes, uma vertical e outra horizontal, e essas componentes têm características bem diferentes, teremos funções para a componente vertical e para componente horizontal. Tudo o que aparecer na vertical será chamado de y, e tudo o que aparecer na horizontal, de x.

lancamento horizontal

Componentes verticais e horizontais

imagem5

 

EXERCÍCIOS DE LANÇAMENTO HORIZONTAL

1. (Ufg) Os quatro blocos, representados na figura com suas respectivas massas, são abandonados em um plano inclinado que não apresenta atrito e termina voltado para a direção horizontal.

Sem titulo
Os blocos, ao deixarem a plataforma, descrevem trajetórias parabólicas em queda livre e alcançam o solo, formando, da esquerda para a direita, a seqüência:
a) m; 5m; 2m; 3m
b) m; 2m; 3m; 5m
c) 3m; 2m; 5m; m
d) 3m; 5m; m; 2m
e) 5m; 3m; 2m; m

Veja como resolver passo-a-passo essa questão! 

 

2. (CEFET-CE) Um aluno do CEFET em uma partida de futebol lança uma bola para cima, numa direção que forma um ângulo de 60° com a horizontal. Sabendo que a velocidade na altura máxima é 20 m/s, podemos afirmar que a velocidade de lançamento da bola, em m/s, será:,

a) 10
b) 17
c) 20
d) 30
e) 40

Veja como resolver passo-a-passo essa questão!  

 

3. (CFT-CE) Para se posicionar frente ao gol adversário, um jogador efetua deslocamentos rápidos e sucessivos em linha reta, com módulos de 1,8 m e 2,4 m, deixando completamente para trás a defesa oponente. Para que o deslocamento resultante da bola seja de 3,0m, o ângulo entre estes deslocamentos deve ser de:

a) 0°
b) 30°
c) 60°
d) 90°
e) 120°

 

 

GABARITO

1. A

2. E

3. D

Larissa Coelho

Larissa Coelho escreveu 3184 artigos

1 Comentário para este artigo

  • Henrique
    07/04/2015

    Gente, por favor, usem uma linguagem mais usual. Vx, Vy….posição. Olha…não dá pra saber qual fórmula utilizo pra tempo e alcance máximo. Vamos melhorar isso.

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *