4 conceitos sobre Gravitação que são fundamentais para o ENEM

17/10/2014 Camila Paula

1. Iluminação da Lua

Como a Lua não tem luz própria, apenas reflete a luz do Sol, ela possui 4 fases: nova, crescente, cheia e minguante. Em cada uma dessas fases a Lua está 50% iluminada. Pensa rápido: Se no Rio de Janeiro a Lua está na fase cheia, qual seria a fase da Lua no Japão? Se sua resposta for diferente de cheia, melhor dar uma olhada nessa aula aqui.

 

 

Um exemplo de cara que sempre deve estar ligado na lua cheia.

 

 

 

2. Eclipses

Temos dois tipos de eclipses: solar e lunar. O eclipse solar ocorre quando a Lua fica entre o Sol e a Terra e o eclipse lunar ocorre quando a Terra está entre o Sol e Lua. Como o eclipse solar ocorre sempre de dia, só pode ocorrer quando a Lua é nova; e como o eclipse lunar só ocorre a noite, a lua é cheia.

 

 

A lua me traiu =(

 

 

 

3. Marés

Pela Lei de Newton para a gravitação sabemos que a Terra, por ser um corpo de grande massa, cria um campo gravitacional ao seu redor. Porém a Lua também é um corpo com massa bem grande e também cria um campo gravitacional ao seu redor (claro, bem menor do que o da Terra). Esse campo gravitacional da Lua influencia as marés na Terra. A cada 12 horas ocorre a maré alta em determinados pontos da Terra, ocorrendo a maior amplitude de maré nos trópicos.

 

Caixotes e marés estão intimamente relacionados.

 

 

 

4. Leis de Kepler

As Leis de Kepler servem para qualquer objeto no espaço, sendo ele artificial ou natural. A primeira Lei diz que a órbita dos planetas é elíptica e que o Sol ocupa um dos focos. A segunda diz que a área varrida por um corpo será proporcional ao tempo de percurso. E a terceira é uma relação matemática onde o período de translação ao quadrado dividido pelo raio médio da trajetória é uma constante.

 

 

É melhor estudar isso, você nunca sabe quando vai precisar.

 

 

Curtiu a lista? Agora você já pode ser um astronauta, um sayajin ou só um aprovado no vestibular mesmo.

Camila Paula

Camila Paula escreveu 2657 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *