A gente sabe que, para a maior parte das pessoas, pagar uma faculdade particular é algo complicado e, muitas vezes, inviável. Com a grana curta, cursar o ensino superior pode se transformar em um desafio muitas vezes inalcançável.
Por isso mesmo foi que o Governo Federal lançou o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Vale a pena saber a respeito de como funciona o Fies! Com a ajuda do financiamento estudantil, você pode cursar o Ensino Superior e só começar a pagar depois de formado.
Como funciona o Fies?
O Fies é um programa governamental destinado a pessoas de baixa renda que precisam de ajuda para pagarem a mensalidade de uma faculdade particular. Este financiamento considera fatores como a renda familiar e o comprometimento dessa renda com a mensalidade.
De forma geral, o cadastro no Fies engloba diversas etapas, que incluem a apresentação de documentos para obter o financiamento no banco.
O financiamento proposto pelo Fies é dividido nas seguintes etapas:
Durante o curso: nesse momento, é necessário pagar apenas o valor referente ao encargo operacional fixado em contrato. O custo total do seguro de vida exigido para a contratação do financiamento também deverá ser pago durante a realização do curso.
Período de Carência e Amortização: desde 2018, o Fies não conta mais com o Período de Carência para início do pagamento da dívida. Antes, os contratos previam um intervalo de até 18 meses de carência, mas, agora, o estudante já inicia a fase de Amortização logo depois de concluir o curso.
Caso o estudante tenha um emprego ou abra uma empresa após se formar, as parcelas serão descontadas automaticamente da fonte de renda, de acordo com um cálculo previsto pelo Governo Federal. Se o estudante não possuir renda em qualquer momento da amortização, o financiamento deverá ser quitado em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo.
Em geral, o governo estima que o prazo máximo para quitação da dívida seja de 14 anos.
Quando ocorre o Fies?
As inscrições do Fies abrem no início de cada semestre letivo. Nesse momento, os candidatos que desejam concorrer a um contrato de financiamento estudantil devem ser inscrever.
Quem pode participar do Fies?
No Fies podem participar estudantes graduados e não-graduados, de todo o Brasil. Um dos requisitos para participar do Fies é ter renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos para financiamentos integrais, e até cinco salários mínimos para financiamentos parciais.
Também é necessário que o candidato tenha participado de alguma edição do Enem, obtido pontuação mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.
Beneficiários de bolsas parciais do ProUni também podem participar do Fies, por meio do financiamento do valor restante da mensalidade, fazendo a junção entre os dois programas.
Diferença entre ProUni e Fies
A diferença entre ProUni e Fies é que enquanto o Prouni oferece bolsas de estudos parciais (50%) e integrais a estudantes de baixa renda em faculdades privadas, o Fies é destinado a pessoas de baixa renda que precisam de ajuda para pagar a mensalidade da faculdade particular.
Para o caso do Fies, o estudante não paga nada durante a graduação e começa a devolver os valores financiados pelo Governo após a conclusão do curso.
Modalidades do Fies
Desde 2018, o Fies oferece três modalidades de financiamento, sendo uma delas a juros zero. As três faixas do Novo Fies são:
Modalidade I
É voltada a estudantes de todo o Brasil, com renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Neste caso, o estudante arcará com as mensalidades do curso apenas depois da sua formação, conseguindo o financiamento de 100%.
Modalidade II
É voltada aos estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. São 150 mil vagas com taxa de juros variável.
Modalidade III
Denominada P-Fies, esta modalidade é destinada a estudantes de todo o Brasil, com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. São 60 mil vagas com taxa de juros variável.
Importante: não é possível alterar a modalidade do financiamento durante a realização do curso.
Para saber qual é o financiamento mais adequado ao seu caso, é necessário considerar sua renda familiar bruta mensal por pessoa e considerar seu nível de comprometimento da renda com a mensalidade.
Outro ponto importante é que o valor mensal financiado não pode ser superior a R$ 7 mil.
Como é a inscrição para o Fies?
O processo de inscrição no Fies passa por quatro etapas, incluindo: inscrição, classificação, divulgação dos resultados e lista de espera. A inscrição do Fies acontece exclusivamente pela internet, por meio do FiesSeleção, no Portal Acesso Único do MEC.
De acordo com o cronograma do Fies, o estudante deve informar seus dados, como CPF, e-mail, nome dos membros da família e ordem de prioridade das três opções de curso, turno, local de oferta e IES. Feito isso, os candidatos ao Fies seguem para a pré-seleção.
Como é o processo de seleção do Fies?
A concessão do financiamento aos estudantes por meio do Fies acontece a partir de um processo de requerimento. Ali, são analisados os documentos comprobatórios da situação financeira familiar.
Depois que o benefício é concedido, o plano de financiamento é elaborado de acordo com a condição financeira do aluno e o valor da instituição.
Quando o estudante é aprovado, ao longo da graduação, o estudante deve pagar um valor, que está detalhado no contrato, referente ao encargo operacional.
Os custos de seguro de vida também são obrigatórios – este valor é cobrado apenas a cada três meses e não pode ser superior a R$ 150,00.
Ao se formar, se o graduado já tiver um emprego, as parcelas de amortização do Fies serão descontadas automaticamente do seu salário.
Caso contrário, as parcelas devem ser pagas no valor mínimo da negociação.
Como funciona o cálculo do percentual de financiamento do Fies
Essa informação é bem importante para entender como funciona o Fies e para que serve. Segundo o MEC, existe uma certa porcentagem do valor total do seu curso que é possível financiar.
Não existe um valor mínimo e nem um valor máximo, já que essa porcentagem é definida de acordo com a renda familiar mensal bruta per capita (que, na real, é a renda total da sua família dividida pelo número de pessoas que moram com você) e pela porcentagem da sua renda que é comprometida com o pagamento da mensalidade da faculdade.
Tem uma fórmula bem louca que explica esse cálculo do percentual de financiamento, dá só uma olhada:
Mas, na prática, o que você precisa saber é:
Importante!
- O estudante pode escolher uma porcentagem de financiamento inferior à disponibilizada!;
- O percentual de financiamento pode ser modificado diante das algumas condições. O valor poderá ser reduzido por meio de uma solicitação no período de aditamento do contrato. Além disso, o percentual também poderá ser aumentado, porém somente o estudante bolsista parcial do ProUni poderá elevar o percentual de financiamento do FIES quando do aditamento de renovação semestral, desde que a bolsa do ProUni seja no mesmo curso e IES onde possui o financiamento estudantil;
- A taxa de juros do Fies é de 6,5% ao ano para todos os cursos!
Quais cursos podem ser financiados pelo Fies
Só podem ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que sejam, claro, cursos das instituições de ensino participantes do Fies e tenham vagas disponíveis no Fies Seleção.
No portal do SisFies, você pode descobrir se o curso e instituição dos seus sonhos participa do processo. É só seguir os passos:
1. Na opção UF (a primeira), escolha o estado;
2. Na opção Município (a segunda), escolha a cidade;
3. Na opção Instituição (a terceira), você encontrará a lista das universidades dessa região que aceitam o Fies; procure com calma aquela que você mais quer;
4. Na opção Local de oferta (a quarta), escolha o endereço da instituição selecionada – algumas delas contam com vários campi, por isso são distribuídas em locais diferentes, ok?;
5. Clique em pesquisar!
Então, você terá acesso à lista completa dos cursos disponíveis na instituição de sua escolha.
Você também pode conferir o turno, tipo de curso (bacharelado ou licenciatura), regime (semestral ou anual) e pode até simular seu financiamento.
Se o seu curso ainda não possui avaliação no Sinaes, mas está autorizado para funcionamento pelo MEC, tranquilo! Ele também poderá ser financiado pelo programa!
Não se esqueça: só é permitido se inscrever em apenas um curso e turno para participar do processo seletivo do Fies, ok?
Como é o encerramento do Fies?
Concluiu o seu período de utilização do financiamento? Não precisa solicitar o encerramento do contrato!
As fases de carência e amortização (que envolvem o pagamento do que resta da dívida) serão iniciadas automaticamente.
Para quem quer pedir um encerramento antecipado, é necessário acessar o Sistema Informatizado do Fies (SisFies).
O prazo para a solicitação ser feita é até o 15º dia dos meses de janeiro a maio e de julho a novembro de cada ano.
Quem optar pelo encerramento antecipado deve escolher uma das opções abaixo:
1. Liquidar o saldo devedor do financiamento no ato da assinatura do Termo de Encerramento
2. Permanecer na fase de utilização do financiamento e cumprir as fases de carência e amortização de acordo com as condições do contrato;
3. Antecipar a fase de carência do financiamento e cumprir a fase de amortização de acordo com as condições do contrato;
4. Antecipar a fase de amortização do financiamento e efetuar o pagamento das prestações de acordo com as condições do contrato.
Se o contrato for garantido por fiança convencional ou solidária, será necessária a assinatura do fiador no Termo de Encerramento, exceto se o estudante pagar o que falta do valor do financiamento no ato da assinatura do Termo.
Informação importante: quem já utilizou e encerrou o financiamento através do Fies, não poderá solicitar de novo!
E então, entendeu direitinho como funciona o Fies? Grande aliado dos estudantes, ele pode viabilizar a sua entrada na faculdade!
Já que você tá afim de entrar na faculdade, vem conhecer a Faculdade Descomplica! Temos preços acessíveis, professores incríveis e algumas formas de ingresso, inclusive com a nota do Enem. Vem conhecer!