Resumão #12hNerds de Filosofia e Sociologia: Cultura, ética e democracia!

23/10/2015 Má Dias

cultura

Todos esses pontos importantíssimos de Filosofia podem cair no Enem, se liga:

Cultura

Definição de cultura

Conjunto de valores, costumes, hábitos, crenças, linguagens, crenças que existem numa determinada região ou país, as quais as pessoas desses espaços se identificam. Você se sente pertencido à aquele lugar e parte daquela cultura! O Brasil é um país de diversidade cultural! Pluricultural, variedade de culturas.

Fenômeno de aculturação

Quando, dentro de um mesmo país, existem duas ou mais regiões ou países que confluíram e formaram a cultura desse lugar.

Patrimônio Cultural Material

Sempre está relacionado a uma paisagem, material arquitetônico, a um legado edificado, estátuas, dentre outros. (EX: Ouro Petro, Olinda…)

Patrimônio Cultural Imaterial

Relacionado aos movimentos culturais de importância, que se encontram na sociedade e são perpetuados por um grupo, porém não são representados por algo material. (EX: Samba, Jongo, Círio de Nazaré,…)

Aldeia Global

Aumento de comunicação entre as sociedades: acreditava-se que, em algum momento, se alcançaria uma homogeneidade cultural. Porém, não haverá uma cultura só! A influência é muito maior entre aqueles que dominam os meios de comunicação, como os Estados Unidos. A influência provoca o hibridismo cultural.

  • Hibridismo cultural: influência X identidade nacional

Identidade Nacional

O fator que melhor representa essas características locais, ou muitas vezes, nacionais, que não suprimidas pelo hibridismo cultural são caracterizados como a identidade nacional. Essas se destacam perante a cultura globalizada. Esse conceito é defendido por Habermas, que analisa a coexistência, e não a supressão pelo outro.

Democracia

No período clássico grego, o grande reformador Clístenes iniciou uma série de mudanças que deram origem as chamadas “pólis”. Essas regiões eram autonômas entre si, capazes de administrar politicamente, dando origem ao conceito de cidade-Estado. O Estado define a autonomia política, econômica e administrativa na Grécia antiga, respeitando as particularidades. Como exemplo, podemos citar as cidades-Estado gregas de Atenas e Esparta.

Dentro das pólis, os gregos possuíam o direito de isegoria, ou seja poderiam ter direito a livre manifestação de pensamento. Embora a democracia antiga permitisse uma série de liberdade, somente alguns poderiam participar da democracia grega. Para diferenciar os direitos de uns e de outros, o critério da cidadania foi escolhida para permitir essa participação.

Hoje, a democracia é dividida em conceitos menores, como, por exemplo, a democracia indireta ou representativa, em que a população escolhe o seu representante político através do sufrágio. A democracia pura, chamada também de democracia pura, tal como o funcionamento na Grécia antiga, é considerada difícil atualmente, pois o crescimento populacional dificulta a aproximação de ideias. Por isso, temos a democracia representativa, que funciona de forma indireta.

Ética X Política

Aristóteles defende que, para se defender a política, é preciso ser ético. De acordo com ele, ser ético é ser responsável por si e pelos outros para que se possa conviver bem com os demais. Além da obrigação de ser ético, há a possibilidade de também sermos políticos. Para ele, o fim de um indivíduo dentro de uma sociedade é ser feliz, e ser ético é essencial para alcançá-lo.

Má Dias

Má Dias escreveu 1231 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *