Blog Descomplica

Exercícios Resolvidos: Geometria Analítica, Plano Cartesiano, Distância e Reta

Quer saber tudo sobre Geometria Analítica e Plano Cartesiano? Confira estes exercícios resolvidos para arrasar na sua prova!
porDescomplica| 25/08/2017

Compartilhe

Criada por René Descartes (15961650), a Geometria Analítica tem o intuito de relacionar a álgebra com a Geometria a fim de possibilitar um estudo mais profundo de objetos geométricos.

CONFIRA O FORMULÁRIO DEFINITIVO DE MATEMÁTICA PARA O ENEM!

Reunimos alguns exercícios resolvidos com a temática de Geometria Analítica, Plano Cartesiano, Distância e Reta. Aprenda!

Relembre a definição de Geometria Analítica, Plano Cartesiano, Distância e Reta

Por meio da Geometria Analítica, é possível ter métodos algébricos, estudar as propriedades do ponto, da reta e também das figuras.

No estudo da Geometria Analítica, trabalhamos constantemente com o Plano Cartesiano. Ele, por sua vez, é um objeto matemático plano e composto por duas retas que são perpendiculares. Elas possuem, então, apenas um ponto em comum, que forma um ângulo de 90°.

A distância entre um ponto e uma reta é calculada por meio de um segmento que forma com a reta um ângulo reto (90°). Então, para estabelecer a distância entre os dois, é preciso da equação geral da reta e da coordenada do ponto.

Leia o resumo que preparamos para resolver as questões

Para resolver os exercícios abaixo, é de suma importância que você leia também o resumo sobre Geometria Analítica, Plano Cartesiano, Distância e Reta que preparamos. Bons estudos!


Enem Power R$ 19,90

1.  (Unirio) A função linear f(x) = ax + b é representada por uma reta que contém o ponto (2,-1) e que passa pelo vértice da parábola y = 4x – 2x². A função é:

a) f(x) = -3x + 5

b) f(x) = 3x – 7

c) f(x) = 2x – 5

d) f(x) = x – 3

e) f(x) = x/3 – 7/3

 

2. (Pucsp) Os pontos A=(-1; 1), B=(2; -1) e C=(0; -4) são vértices consecutivos de um quadrado ABCD. A equação da reta suporte da diagonal BD, desse quadrado, é:

a) x + 5y + 3 = 0.

b) x – 2y – 4 = 0.

c) x – 5y – 7 = 0.

d) x + 2y – 3 = 0.

e) x – 3y – 5 = 0.

 

GABARITO

1. A

Confira a solução passo-a-passo:

Se a equação passa pelo ponto (2,-1) do plano cartesiano, -1 = 2a + b .: b = -1 -2a. O vértice da parábola 4x – 2x² tem a seguinte configuração:

plano cartesiano geometria analítica

Logo, a função também passa pelo ponto (1,2) do plano cartesiano. E, por isso, 2 = 1a + b, mas, b = -1 -2a, portanto, temos que 2 = a -1 -2a ⇒ 2 + 1 = -a ⇒ a = -3. Como b = -1 -2a, b = -1 -2.(-3) = -1 + 6 ⇒ b = 5. Assim, y = -3x + 5.

 

2. C

Confira a solução passo-a-passo:

No quadrado, as diagonais são perpendiculares, desta maneira, BD⊥AC. Sendo r a reta suporte de AC, sabemos que r: y = ax + b, A (-1,1) e C (0,-4). Logo, -4 = 0a + b ⇔ b = -4 e 1 = -a + b ⇔ a = b – 1 = -4 – 1 ⇔ a = -5 e, por isso, r: y = -5x – 4. Sendo s a reta suporte de BD, sabemos que ms.mr = -1 ⇒ ms.(-5) =-1 ⇔ ms = 1/5. Por conseguinte, s: y = x/5 + b, mas B (2,-1) é um ponto de s, então: -1 = 2/5 + b ⇒ b = -1 – 2/5 = (-5-2)/5 ⇔ b = -7/5 e, enfim, s: y = x/5 – 7/5 ⇔ s: x – 5y -7 = 0.

Agora que você já sabe tudo sobre Geometria Analítica, Plano Cartesiano, Distância e Reta, continue o aprendizado! Veja 3 questões de Geometria Analítica que podem cair no vestibular!

 

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica