Blog Descomplica

Eras geológicas: saiba tudo desse assunto de geografia

porDescomplica| 15/10/2014

Compartilhe

Estamos no ano de  2022 da era cristã. Porém, nosso planeta é bem mais velho…. Estima-se que a Terra tenha cerca de 4,5 bilhões de anos. Todo este tempo é dividido em eras geológicas. 

E você já deve imaginar porque estamos falando disso agora, certo? As eras geológicas frequentam a prova de Geografia do Enem.

Por isso, preparamos este super resumo sobre elas, pra que você entenda como foi o desenvolvimento da Terra. Vamos falar sobre as principais características de cada período e abordar as principais dúvidas sobre o tema. Preparado? Então, vamos lá!

O que são as eras geológicas

Mapa para ilustrar artigo sobre era geológica resumo

Resumidamente, podemos definir as eras geológicas como intervalos de tempo marcados por acontecimentos importantes pra formação da Terra. Em termos geológicos, o tempo é dividido por meio de éons, eras, períodos e épocas.

A definição de quando começam ou terminam estes intervalos de tempo é feita a partir do estudo de rochas e organismos fossilizados. Dessa forma, a mudança de uma era geológica pra outra tem sempre um marco, um acontecimento relevante.

Tabela geológica

É na tabela geológica que conseguimos visualizar os períodos geológicos. Ela permite que se tenha uma noção das principais transformações entre eles. Sendo assim, nela o ciclo de vida do planeta é organizado em:

  • 3 éons: fanerozóico, proterozóico e arqueano;
  • 4 eras: pré-cambriana, paleozoica, mesozoica e cenozoica;
  • 13 períodos: arqueozóico, proterozóico (na era pré-cambriana), cambriano, ordoviciano, siluriano, devoniano, carbonífero, permiano (na era paleozoica), triássico, jurássico, cretáceo (na era mesozóica), terciário e quaternário (na era cenozóica).

Eras Geológicas

As eras geológicas

Mulher negra com lenço vermelho na cabeça estudando para ilustrar artigo sobre era geológica resumo

A seguir, saiba um pouco mais sobre cada uma das 4 eras geológicas:

Pré-Cambriana

É a mais longa das eras geológicas, com cerca de 4 bilhões de anos. 

Seu início ocorre na formação da Terra, que então era um ambiente de temperaturas elevadas e intensa atividade vulcânica. Um lento processo de resfriamento permitiu o surgimento das primeiras formações rochosas.

Além disso, as primeiras formas de vida, que eram organismos unicelulares, também surgiram na era pré-cambriana. Isso ocorreu no período proterozóico.

Paleozóica

Na era paleozóica surgiram formas de vida mais complexas, como moluscos, anfíbios, peixes e répteis

Esse processo começou há cerca de 550 milhões de anos. Esta era também foi marcada pelo surgimento das florestas e o desenvolvimento de ambientes terrestres.

Foi também na era paleozóica que surgiu a pangeia. Estamos falando de uma gigantesca porção de terra que, mais tarde, deu origem aos continentes como conhecemos hoje.

A era paleozóica tem seu final marcado por uma extinção em massa. Cerca de 95% das formas de vida do planeta foram dizimadas. Acredita-se que a causa foram intensas atividades vulcânicas, que liberaram gases tóxicos na atmosfera.

Mesozóica

Foi na era mesozóica que viveram os dinossauros. Eles surgiram no período triássico, cerca de 250 milhões de anos atrás. Os cientistas acreditam que eles foram extintos há 66 milhões de anos, quando um grande asteroide teria atingido a terra.

Com o choque, teria surgido uma grande nuvem de poeira, que bloqueou o Sol por anos. Sem luz, a temperatura da terra caiu muito e os vegetais não realizaram a fotossíntese.

A era mesozóica também foi marcada por mudanças profundas na crosta terrestre. Estas movimentações ocasionaram a divisão da pangea, inicialmente em dois grandes blocos. Esta fragmentação provocou o isolamento de vários seres vivos, estimulando o surgimento de novas espécies.

Cenozóica

Finalmente, chegamos a era cenozóica, que começou há 65 milhões de anos. É nela que nos encontramos hoje, mais especificamente no período quaternário. E é justamente o surgimento da vida humana o grande acontecimento desta era.

Os primeiros hominídeos surgiram há 5,2 milhões de anos, numa época chamada plioceno.

Questões do Enem sobre eras geológicas

É hora de praticar. A seguir, seguem algumas questões sobre eras geológicas pra testar seus conhecimentos.

  1. (Enem 2021) Desde os primórdios da formação da crosta terrestre até os dias de hoje, as rochas formadas vêm sendo continuamente destruídas. Os produtos resultantes da destruição das rochas são transportados pela água, vento e gelo a toda superfície terrestre, acionados pelo calor e pela gravidade. Cessada a energia transportadora, são depositados nas regiões mais baixas da crosta, podendo formar pacotes rochosos.

LEINZ, V. Geologia geral. São Paulo: Editora Nacional, 1989.

As transformações na superfície terrestre, conforme descritas no texto, compõem o seguinte processo geomorfológico:

a) Ciclo sedimentar.
b) Instabilidade sísmica.
c) Intemperismo biológico.
d) Derramamento basáltico.
e) Compactação superficial.

  1. (FACERES 2014) Último período da Era Paleozóica, o Permiano sucedeu o Período Carbonífero e se situa entre 290 milhões a 248 milhões de anos atrás. O Permiano Superior põe fim à Era Paleozóica. Quanto à fauna e à flora, esse período marca:

a) uma diminuição dos invertebrados marinhos e uma fase de transição da flora, com o declínio das plantas primitivas e posterior ascensão das gimnospermas.
b) o apogeu dos dinossauros e a disseminação das pteridófitas no ambiente terrestre.
c) o desaparecimento dos dinossauros e a ocupação do norte da Europa pelas angiospermas.
d) o surgimento dos mamíferos e o apogeu das plantas primitivas.
e) a explosão cambriana, o surgimento de diversas espécies e grande variedade de plantas marinhas macroscópicas.

  1. (UFPI 2006) Marque a alternativa que indica algumas características das Eras Geológicas da Terra:

a) Na Era Paleozóica, durante os períodos Cretáceo e Jurássico, ocorreu a formação do petróleo e o início da separação dos continentes.
b) A Era Cenozóica se iniciou há cerca de 65 milhões de anos, sendo marcada pelo aparecimento do homem moderno e pela formação das montanhas jovens: Andes, Alpes, Rochosas e Himalaia.
c) O Pré-Cambriano corresponde ao período geológico em que se iniciou a formação das praias brasileiras e do delta do rio Parnaíba.
d) O Quaternário e o Terciário são períodos da Era Mesozóica que definem a última grande mudança climática (glaciação) e o desaparecimento dos dinossauros. 

Os períodos Pré-cambriano e Carbonífero, da era Mesozóica,correspondem ao tempo de formação das grandes jazidas de carvão mineral e dos vegetais superiores, como as coníferas.

Gabarito:
1 – A
2 – A
3 – B

Este resumo sobre as eras geológicas pode garantir alguns pontos importantes em sua prova de geografia do Enem. Sendo assim, aproveite ao máximo este precioso material. E não deixe de acompanhar os demais conteúdos no blog do Descomplica. Dessa forma, você encurta o caminho até sua vaga na universidade.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica