• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Seu negócio é Publicidade e Propaganda? Saiba mais sobre esse rolê

Tá pensando em prestar Publicidade e Propaganda, mas ainda está com aquele 1% de dúvida sobre a profissão?

Dia do publicitário: saiba tudo sobre o rolê da publicidade!

Vamos começar pelo começo? O publicitário trabalha com campanhas e peças de publicidade e propaganda, influenciando e formando opiniões em seu público. A ideia é apresentar um produto para um cliente, impulsionando a venda ou trabalhando na imagem de uma empresa. Para isso, precisa entender seu público-alvo e faz pesquisas sobre idade, classe social, hábitos, etc. É o publicitário que criará campanhas e anúncios que serão vinculados na TV, na internet, no rádio, em outdoors e por aí vai!

 

Mercado de Trabalho

Dia do publicitário: saiba tudo sobre o rolê da publicidade!

“Como é que anda esse mercado de trabalho aí, hein?”

A concorrência é grande no meio publicitário, em especial entre as grandes agências que fazem campanhas para grandes empresas e multinacionais. Não é fácil ser publicitário, não: você precisa ser muito criativo e pensar rápido. Além disso, você precisa ficar ligado! O mercado está em constante transformação, e a novidade da vez são as mídias sociais. Cada vez mais, as grandes empresas dão ênfase a elas para interagir com seus clientes – principalmente no Brasil, país que está entre os campeões mundiais de maior tempo gasto nas redes sociais.

 

Cursos

Dia do publicitário: saiba tudo sobre o rolê da publicidade!

“Vocês lembram da época da faculdade?”

A duração média do curso de Publicidade e Propaganda é de 4 anos, e também pode ser chamado de Comunicação e Marketing, Publicidade e Mídias Digitais ou simplesmente Publicidade.

“Publicidade te abre um leque de possibilidades tão grande que não tem como não achar algo em que você se encaixe”, diz Izabel, que tem 20 anos e é aluna de publicidade da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). “É de exatas, mas gosta de usar a criatividade? A área de mídias é perfeita pra você. Gosta de escrever, mas não suporta textão? Redação Publicitária te permite até usar memes e a nova música da Rihanna! Gosta de desenhar, gosta de cores, é praticamente uma amostra da pantone viva? Criação é a sua! Gosta de falar com o público e de saber de tudo o que tá rolando? Atendimento é a carreira que você quer pra vida! Agora, se você é o rei da organização, tem 5 calendários diferentes e 15 cores de post-it, planejamento é a sua vibe!”

Quer garantir aquela tão sonhada vaga nas melhores faculdades de Publicidade? Partiu!

O curso é voltado para te ajudar a desenvolver técnicas de criação em áreas específicas, como política ou comercial, e até matérias de economia e administração.

 

Em quais áreas você pode trabalhar?

Dia do publicitário: saiba tudo sobre o rolê da publicidade!

São várias! Você pode trabalhar no atendimento, estabelecendo uma comunicação com o cliente para levantar dados, ou no planejamento, em que se define uma pesquisa e uma estratégia. Na criação, você pode fazer campanhas em cima dos dados previamente coletados, investindo em redação ou em design! Em mídia, se estabelece contato com os veículos de comunicação – isto é, a mídia busca a circulação da campanha. Já em produção, faz-se as campanhas propriamente ditas, e na promoção de vendas, elabora-se as estratégias de venda.

Na internet, ainda existem áreas específicas, como analista de mídias sociais, produzindo conteúdo online; web designer, desenvolvendo páginas; analista de SEO e SEM, criando campanhas exclusivas para a internet; e freelancer, para quem deseja ser autônomo e não quer abrir mãos da liberdade. Já nas mídias tradicionais, você pode trabalhar como diretor de arte, que concebe o design e a identidade visual da campanha; diretor de fotografia, que trabalha na composição das imagens; diretor de marketing, responsável por criar relações com o público; ou no atendimento comercial, captando anunciantes para novas oportunidades de negócios.

E aí? Entendeu tudo sobre o trabalho de um publicitário? Ainda está com dúvidas? Deixe seu comentário!