• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

A carreira dos seus sonhos é medicina? Vem tirar todas as suas dúvidas aqui!

Medicina você quer, mas você não leva jeito? Com Desconversa, você vai fazer direito!

A carreira dos seus sonhos é medicina? Vem tirar todas as suas dúvidas aqui!

Todos os anos, um mar de estudantes se aventura em busca de uma vaguinha em um milhão: medicina. Ok, talvez não seja para tanto, mas você já deve estar sabendo que medicina é um dos cursos mais concorridos do vestibular. A nota de corte no Sisu 2016 foi de 824,74 para a UFRJ! Ou seja: você tem que estar preparadíssimo para mandar muito bem no Enem e garantir sua vaga – e a gente pode te dar aquela força para chegar lá!

Bem, nesse ponto da sua vida, você já deve saber o que um médico faz: trabalhando com a saúde, ele cuida da prevenção, das causas e do tratamento de doenças humanas. Para fazer diagnósticos, cirurgias, pesquisas e prescrever exames, o médico precisa estar sempre antenado e atualizado sobre novas tecnologias.

 

Mercado de trabalho

A carreira dos seus sonhos é medicina? Vem tirar todas as suas dúvidas aqui!

Medicina é uma das carreiras que melhor remunera no país, e disso todo mundo sabe. Além disso, é a carreira com a maior taxa de ocupação, apresentando o dobro do número recomendado de médicos para cada mil habitantes! Mas isso não quer dizer que o mercado está saturado, uma vez que muitos médicos se concentram nas grandes cidades, enquanto o Norte, Nordeste e regiões do interior do país sofrem com a falta desses profissionais. Concursos públicos para atender essas áreas oferecem salários de até 20 mil reais!

Uma dica: você pode alcançar mais sucesso se se associar a um hospital ou a um plano de saúde. Assim, os pacientes podem te achar mais facilmente!

 

Curso

A carreira dos seus sonhos é medicina? Vem tirar todas as suas dúvidas aqui!

Além de muito concorrido, o curso de medicina também exige muita dedicação. Não é fácil concluí-lo: são 6 anos de curso, o período é integral e a exigência é alta. A partir do terceiro ano, o aluno passa a lidar com pacientes e no treinamento de atendimento. Algumas matérias que você vai estudar são citologia, parasitologia, imunologia médica, cirurgia, direitos humanos e cidadania, genética, entres outras. O curso básico, entretanto, forma o Clínico Geral; é na residência médica que o profissional escolhe qual será sua especialização.

 

No que você pode trabalhar?

A carreira dos seus sonhos é medicina? Vem tirar todas as suas dúvidas aqui!

O número de especializações é bem amplo! Você se especializar em cirurgia, cardiologia, dermatologia, genética médica, infectologia, oftalmologia, ortopedia… são inúmeras áreas em que você pode se descobrir e direcionar sua carreira!

A remuneração também é ótima: como residente, você ganhará uma média mensal de pouco mais de 2 mil reais por 60 horas semanais, e, no auge de sua carreira, pode chegar a ganhar até 18 mil! E você ainda pode escolher se quer trabalhar na parte de administração (isto é, desenvolvendo e implementando ações e políticas de saúde), no serviço público ou no seu próprio consultório particular.

Mas fique ligado: desde 2014, novas diretrizes curriculares entraram em vigor para o curso. Uma delas envolve um estágio obrigatório no Sistema Único de Saúde (SUS), que deve durar pelo menos dois anos. Além disso, também a cada dois anos, o governo irá avaliar os estudantes, e o resultado entra no processo de classificação para os exames de residência médica.

 

E aí? Já tirou todas as suas dúvidas sobre Medicina? Deixe um comentário e sugira qual deve ser a próxima profissão de nossa série!