• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Quer saber se Farmácia é para você? Venha saber mais sobre esse curso!

Ainda está em dúvidas se quer tentar Farmácia no vestibular? Vem cá que a gente te explica tudinho para que você tenha certeza!

Quer saber se Farmácia é para você? Venha saber mais sobre esse curso!

O farmacêutico é aquele migo que produz medicamentos, alimentos industrializados e cosméticos, estudando sua composição e fabricação. Ele também é responsável por testar as substâncias que entram na produção e no produto final, sempre atento para as condições que têm que ser cumpridas para que os remédios possam ser comercializados.

Vamos fazer uma listinha do que o profissional de farmácia deve fazer: ele deve preparar medicamentos personalizados; identificar possíveis reações de certas substâncias em nosso organismo; controlar a higiene e a qualidade de seus produtos; realizar perícias de “dopping”; entre muitas outras coisas.

 

Mercado de Trabalho

Quer saber se Farmácia é para você? Venha saber mais sobre esse curso!

Como profissional de saúde, todas as ações do profissional de farmácia estão voltadas para a comunidade e a saúde pública. Ou seja: é um mercado bastante amplo, determinado pelo tamanho da população, pela renda da mesma e pela atuação do governo. Fábricas farmacêuticas são grande geradoras de emprego, assim como laboratórios de análise e as próprias farmácias. São mais de 70 áreas em que você pode trabalhar; e, se você não curtir trabalho de campo, pode ainda engrenar na área de pesquisa!

 

Cursos

Quer saber se Farmácia é para você? Venha saber mais sobre esse curso!

A duração média do curso de farmácia é de 5 anos, e também pode ser chamado de Ciência(s) Farmacêutica(s). Na faculdade, você vai estudar conceitos de química, biologia, física e ciências da saúde, voltados para matérias como toxicologia, tecnologia farmacêutica, cosmetologia e várias atividades em laboratório. E não adianta fugir: no final, você vai ter que apresentar um trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

 

No que você pode trabalhar?

Quer saber se Farmácia é para você? Venha saber mais sobre esse curso!

São várias áreas: você pode trabalhar com alimentos, analisando e controlando a qualidade; pode trabalhar com análises toxicológicas, estudando doenças causas por infecções ou intoxicações; pode trabalhar diretamente em farmácias ou laboratórios, orientando pacientes ou vendendo medicamentos; pode pesquisar e testar substâncias para novas drogas, analisando e controlando também a parte sanitária; e muito mais!

A média salarial nacional para os farmacêuticos é de R$ 2700, mas o salário pode variar muito de área para área. Lembre-se de que se trata de um mercado em expansão no Brasil, de forma que o setor farmacêutico tem uma alta taxa de empregabilidade!

 

E aí, tirou todas as suas dúvidas sobre o curso de farmácia? Deixe um comentário e sugira a próxima profissão da nossa coluna <3