• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Arquitetura e Urbanismo é a sua meta? Descubra como chegar lá!

Se Arquitetura e Urbanismo é a sua, você precisa estar por dentro de tudo! Vem cá que a gente te explica tudo sobre este curso!

Arquitetura e Urbanismo é a sua meta? Descubra como chegar lá!

A vida é difícil, mas o vestibular não precisa ser. Se o seu objetivo é Arquitetura e Urbanismo, você tem que estar mais do que preparado para a batalha para mandar bem! Mas será que você tem certeza se é isso que você quer? Nós preparamos um post para tirar todas as suas dúvidas e te deixar tranquilinho para a faculdade! Vem conferir!

Para você que não sabe: o arquiteto é aquele que vai cuidar da estética e da funcionalidade dos espaços que vai projetar, ou seja, ele está intimamente conectado com a construção ou reforma de ambientes. Sabe aquela planta de prédios que você costuma ver nos filmes de ação? É o arquiteto que faz, entre muitas outras coisas! Enquanto isso, o urbanista cuida das cidades e dos bairros.

Ambos trabalham bastante com os engenheiros, mas cuidado: arquitetura e urbanismo não é a mesma coisa que engenharia civil! Enquanto o engenheiro trabalha com infraestrutura e com a execução das obras, o arquiteto vai cuidar do projeto, do planejamento e da estética.

 

Mercado de Trabalho

Arquitetura e Urbanismo é a sua meta? Descubra como chegar lá!

As cidades estão sempre têm uma demanda por obras, de forma que sempre existe alguma coisinha que o arquiteto possa fazer. Em geral, você poderá achar empregos mais facilmente em empresas públicas e construtoras, mas o mercado tem se expandido também para lojas de outros setores. Além disso, outras regiões do país, como Norte e Nordeste, carecem de profissionais, e o mercado no litoral cresce devido ao turismo.

 

Curso

Arquitetura e Urbanismo é a sua meta? Descubra como chegar lá!

Em geral, para cursar arquitetura e urbanismo, você deve passar por um Teste de Verificação de Habilidade Específica – o temido THE. Uma vez dentro da universidade, você deve se preparar: você vai enfrentar tanto matérias de humanas quanto de exatas. Depois de uma carga de matérias teóricas, você vai curtir bastante as aulas práticas, que envolvem desenho, construção e projetos. O estágio é obrigatório e o TCC, também. Em média, o curso dura 5 anos.

 

No que você pode trabalhar?

Arquitetura e Urbanismo é a sua meta? Descubra como chegar lá!

A arquitetura se subdivide em muitas áreas. Você pode cuidar de espaços interiores, ou com a instalação de industrias; ainda, pode cuidar de uma arquitetura voltada para o meio ambiente, respeitando a natureza local. Com paisagismo, o profissional de arquitetura pode desenvolver ambientes como praças ou parques, e, na edificação, desenvolver obras. Ainda existe a possibilidade de trabalhar com iluminação ou com a restauração de prédios antigos. Já na área de urbanismo, você pode planejar uma cidade, um bairro ou uma região inteira!

 

E aí, já sabe tudo sobre arquitetura e urbanismo? Deixe um comentário e sugira a próxima profissão em nossa série!