• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que você precisa saber sobre o curso de Biologia e suas carreiras

Hoje, 3 de setembro, é o dia Nacional do Biólogo. Essa data é comemorada em referência a regulamentação da profissão, que aconteceu em 3 de setembro de 1979, junto com a criação do Conselho Federal de Biologia (CFBio).

Biologia é a profissão responsável pelo estudo das diferentes formas de vida, como sua origem, evolução, estrutura e funcionamento. E também pelo estudo das relações entre os seres vivos, organismos e o meio ambiente.

Se você tem interesse nesse curso a primeira coisa que precisa saber é que ao optar por cursar Biologia você encontra 2 opções: 

  • Bacharelado: Você se tornará um profissional apto a atuar como biólogo em empresas públicas ou privadas dos mais variados setores e até mesmo em organizações não governamentais.
  • Licenciatura: Você se tornará um profissional apto a dar aulas nos ensinos fundamental e médio como professor.

Ambas as graduações possuem duração média de quatro anos. Após concluir o curso você deverá realizar o registro no Conselho Regional de Biologia (CRBio). Feito isso, você estará habilitado para atuar como Biólogo.

Áreas de atuação do profissional formado em Biologia

Você já deve ter visto o curso de Biologia disponível em várias universidades espalhadas pelo Brasil, certo? Porém, é um curso que ainda deixa muitas dúvidas nos estudantes como: “Qual é área de atuação do Biólogo?”, “Onde eu posso trabalhar se cursar Biologia?” ou “Vou conseguir um emprego?”

Então, diferente do que muita gente imagina, o Biólogo pode exercer as mais variadas atividades atuando em três grandes áreas:

  • Saúde: Aconselhamento genético; Análises citogenéticas; Análises citopatológicas; Análises clínicas; Análises de histocompatibilidade; Análises e diagnósticos biomoleculares; Análises histopatológicas análises, bioensaios e testes em animais; Análises, processos e pesquisas em banco de leite humano; Análises, processos e pesquisas em banco de órgãos e tecidos; Análises, processos e pesquisas em banco de sangue e hemoderivados; Análises, processos e pesquisas em banco de sêmen, óvulos e embriões; Gestão da qualidade; Gestão de bancos de células e material genético; Reprodução humana assistida; Saneamento saúde pública/Fiscalização sanitária; Saúde pública/Vigilância ambiental; Saúde pública/Vigilância epidemiológica; Saúde pública/Vigilância sanitária; Terapia gênica e celular; Treinamento e ensino na área de saúde.
  • Biotecnologia e Produção: Biodegradação; Bioinformática; Biologia molecular; Bioprospecção (comercialização de produtos com recursos biológicos); Biossegurança; Cultura de células e tecidos; Desenvolvimento e produção de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs); Engenharia Genética/Bioengenharia; Melhoramento genético; Perícia/Biologia forense; Processos biológicos de fermentação e transformação; Treinamento e ensino em biotecnologia e produção.
  • Meio Ambiente e Biodiversidade: Aquicultura (ambiente aquático); Arborização urbana; Auditoria ambiental; Bioespeleologia (biologia de cavernas); Bioética (ética na ciência e em pesquisas); Bioinformática; Biomonitoramento; Biorremediação (utilização de microrganismos para remediar contaminações); Controle de vetores e pragas; Curadoria e gestão de coleções biológicas, científicas e didáticas; Desenvolvimento, produção e comercialização de materiais, equipamentos e kits biológicos; Diagnóstico, controle e monitoramento ambiental; Ecodesign ou design sustentável; Ecoturismo; Educação Ambiental; Fiscalização/Vigilância ambiental; Gestão ambiental; Gestão de bancos de germoplasma (material genético); Gestão de biotérios (lugar em que animais ficam antes de serem utilizados em experimentos); Gestão de jardins botânicos; Gestão de jardins zoológicos; Gestão de museus; Gestão da qualidade; Gestão de recursos hídricos e bacias hidrográficas; Gestão de recursos pesqueiros; Gestão e tratamento de efluentes e resíduos; Gestão, controle e monitoramento em ecotoxicologia (efeitos tóxicos de poluentes); Inventário, manejo e produção de espécies da flora nativa e exótica; Inventário, manejo e conservação da vegetação e da flora; Inventário, manejo e comercialização de microrganismos; Inventário, manejo e conservação de  ecossistemas aquáticos; Inventário, manejo e conservação do patrimônio fossilífero; Inventário, manejo e produção de espécies da fauna silvestre nativa e exótica; Inventário, manejo e conservação da fauna; Inventário, manejo, produção e comercialização de fungos; Licenciamento ambiental; Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL); Microbiologia ambiental; Mudanças climáticas; Paisagismo; Perícia Forense Ambiental/Biologia Forense; Planejamento, criação e gestão de Unidades de Conservação (UC)/Áreas protegidas; Responsabilidade socioambiental; Restauração/Recuperação de áreas degradadas e contaminadas; Saneamento ambiental; Treinamento e ensino na área de meio ambiente e biodiversidade.

É incrível a infinidade de áreas de atuação que você pode ter ao escolher o curso de Biologia. Se alguma dessas atividades te desperta interesse então te convidamos a conferir algumas dicas de como estudar Biologia para o vestibular!

Notas de corte para Ciências Biológicas no Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema que possibilita que estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscrevam para vagas em instituições públicas de todo o Brasil. 

Se você deseja cursar Ciências Biológicas ou Biologia em uma universidade pública é preciso ficar de olho nas últimas notas de corte desses cursos. Separamos uma média do último ano pra você conferir!

Ciências Biológicas

  • Nota de corte média em todo Brasil em 2019: 633.29 (251 cursos em todo Brasil);
  • Maior nota de corte em todo Brasil em 2019: 758.47 (UNIFESSPA);
  • Menor nota de corte em todo Brasil em 2019: 526.04 (UEMS).

Biologia

  • Nota de corte média em todo Brasil em 2019: 670.40 (13 cursos em todo Brasil);
  • Maior nota de corte em todo Brasil em 2019: 710.26 (UFRA);
  • Menor nota de corte em todo Brasil em 2019: 618.32 (IFMA).

Como estudar Biologia com o Descomplica

Sabemos que o ano de vestibular é mais intenso e requer uma atenção maior nos estudos, principalmente nas matérias específicas do curso que você escolheu. Por isso, separamos os 5 tópicos de biologia que mais caem no Enem e como você pode estudá-los no Descomplica. Confere só!

Na plataforma do Descomplica você encontra esses e diversos outros temas em nossa biblioteca de aulas gravadas, nas aulas ao vivo e também na nos exercícios

Para estudar esses conteúdos a nossa recomendação é que você primeiro assista uma aula sobre o tema e em seguida faça exercícios para fixação do assunto. Essa é uma técnica de aprendizagem bastante praticada e que gera resultados imediatos pois você já terá uma ideia do que absorveu daquela aula e do que precisa estudar um pouco mais. 

Se você ainda não é nosso aluno e quer garantir uma preparação completa para o Enem e vestibular é só acessar a nossa página e conferir os planos de estudos disponíveis!

Curtiu? Você também encontra diversas outras dicas de estudos e conteúdos de Biologia em nosso canal do Youtube. É uma ótima maneira de complementar os seus estudos sem sair de casa!

Vamos amar ter você com a gente e poder ajudar na sua jornada de estudos! 💚