Blog Descomplica

Professor de Biologia do ENEM 2015 conta sua experiência

Nosso professor de Biologia, Rubens Oda, fez os dois dias de Enem 2015 e conta para você o que ele achou da prova. Além de te dar dicas imperdíveis, claro.

Atualizado em

Compartilhe

Comentários

Vinicius Dias
Vinicius Dias
03/11/2015 às 12:47

Professor Oda, sabemos que a quantidade de acertos nas provas do ENEM não refletem fielmente os pontos auferidos. Entretanto, pergunto: com a sua pontuação alcançada é possível (previsão/perspectiva) conseguir uma vaga em medicina, por exemplo, na UFPR e UNIOESTE? A título de ilustração, acertei 140 questões (humanas 42, ciências da natureza 28, linguagens 43, matemática 27). Obrigado.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Carolina
Carolina
29/10/2015 às 21:38

Concordo com o que foi escrito a cima, para os alunos que estão estudando em boas escolas ou em bons cursinhos, se esse não for o seu caso, comece a estudar logo para eliminar suas dividas com o conteúdo. Eu vi na prova uma certa contradição no que foi cobrado e o que estava no Edital e no histórico da prova. Onde está aquela conversa de competências e habilidades? Por que o nível subiu tanto de uma edição para outra? Como por exemplo a prova de natureza, (sobre a prova de química meu psicológico ainda está muito abalado para falar a respeito), mas a prova de física veio em um nível absurdo, quando comparado com a do ano passado. Muitas questões de cálculos, pouco espaço e pouco tempo para realizá-las... Enfim, acho que esse ano compramos gato por lebre. Quem não passar esse ano eu indico que estude como se fosse fazer uma prova específica, Fuvest, Unicamp e afins... Há muito tempo o ENEM deixou de ser moleza!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Vinícius Genta
Vinícius Genta
29/10/2015 às 21:22

O maior problema do ENEM, em minha opinião, é deixar para o segundo dia as três partes mais cansativas ( redação, linguagens e matemática ). Seria muito melhor se no primeiro dia fosse matemática e ciências humanas, já no segundo dia, linguagens, redação e ciências da natureza. Ou melhor ainda, deixar a redação para um terceiro dia. Fui fazer a burrada de deixar a redação para o final e com certeza não tive o desempenho esperado. Ainda bem que era só treineiro.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Biologia - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você