O que não fazer na quarentena para render mais nos estudos

29/04/2020 Redação Descomplica

O que nao fazer na quarentena para render mais nos estudos

Nesse momento de quarentena, existem algumas estratégias que podemos adotar para melhorar a nossa rotina de estudos e outras que, se não pararmos de fazer, irão atrapalhar nosso rendimento. De certa forma, ambas estão alinhadas e passam por pontos parecidos.

Assim, neste texto, nosso objetivo é falar sobre o que pode atrapalhar a sua rotina enquanto estuda integralmente em casa.

Estudar sem planejamento

Esse é um dos pontos fundamentais desse texto. Estudar sem planejamento é garantia de um menor rendimento. É necessário definir todo o conteúdo que você irá estudar na semana. Sem um planejamento, é muito fácil se perder no conteúdo. Por isso, todo e qualquer projeto educativo possui uma ementa e cronogramas de aula. Nesse sentido, comece a definir o que você irá estudar naquela semana, matéria por matéria. Se você estava no terceiro ano e quer dar continuidade, busque descobrir quais seriam as próximas aulas, para você inserir no planejamento. Siga uma ordem e adote um planejamento semanal.

👉 Baixe aqui o nosso Planner Semanal

Estudar sem método

Além do primeiro tópico, esse também é uma das maiores dificuldades de estudar em casa. Muitos alunos pensam que basta assistir à aula, copiar o que está no quadro e pronto. Não pode ser só isso. É preciso ter uma metodologia. Por exemplo: assistir à aula, fazer anotações, resolver a lista de exercícios, descobrir o porquê dos erros na lista e refazer os exercícios. Essa ordem de ações corresponde ao método, e não é possível estudar sem defini-lo. Mas essa metodologia não significa que é a melhor para todo mundo. Por exemplo, muitos alunos que buscam medicina encontram-se em uma posição de já estarem estudando a mais de um ou dois anos. Então, começar por assistir às aulas, talvez, não seja o melhor caminho. Ele já pode ir direto para a resolução de exercícios, buscando novas questões, e, se obtiver um bom rendimento, não precisa assistir à aula, pode revisar ou complementar seus resumos passados.

Não ter um ambiente organizado para os estudos

Estudar ou trabalhar em meio à desorganização é muito complicado e diminui seu rendimento. Por isso que Frederick Taylor ficou muito famoso ao organizar o ambiente de trabalho para aumentar o rendimento dos operários. Esse sistema ficou conhecido como Taylorismo e fundamentou, de forma teórica, as bases do Fordismo. Então, faça igual. Organize seu ambiente de estudos. Aproveite e elimine as distrações.

Não fazer anotações

Anotar não é copiar. Bem direto ao ponto. Fazer boas anotações significa fazer uma síntese do conteúdo que você está aprendendo. É um trabalho de selecionar as principais ideias e os principais tópicos que o professor destacou na aula. A anotação é uma versão resumida das ideias. Fazer boas anotações exige prática e que você tenha um mínimo de conhecimento prévio do assunto. Por isso, leia o resumo ou o livro sobre o conteúdo antes da aula.

Não resolver exercícios ou fazer redações

Esse é um dos erros mais comuns dos alunos. Por achar que a lista de exercícios está difícil ou por errar muito as questões de Matemática, por exemplo, alguns alunos deixam de fazer os exercícios. Se você quer aumentar seu rendimento, esse é o segredo. É necessário resolver muitos exercícios. Assistiu à aula? Vá resolver exercícios. E, se você errar, faz parte. O processo de aprendizagem é construído a partir do erro e do acerto. Tenha uma mentalidade de crescimento e entenda que o erro faz parte desse processo e que é possível aprender com ele. Por isso, não deixe de conferir a resolução ou o gabarito comentado dos exercícios e descobrir o porquê do erro.

👉 Acesse aqui listas de exercícios do Descomplica!

Não separar um tempo para a interação social

Nesse momento de quarentena, acabamos, por consequência, diminuindo a interação social. Mas ela é muito importante para mantermos uma boa saúde mental. Somos um ser social e esse contato é importantíssimo. Então, para quem está nessa condição, mantenha essa rotina utilizando a tecnologia, através dos diversos aplicativos de videoconferência e redes sociais. Que tal chamar o amigo no Instagram para visualizar publicações? O aplicativo lançou esse recurso recentemente. Outro exemplo seria iniciar uma videochamada com os amigos para combinar de assistir a um episódio de série ou filme nos aplicativos de streaming. Nessa quarentena, áudios longos estão liberados. Então, mande aquela mensagem de áudio gigante para seus colegas contando alguma coisa do seu dia.

E, para finalizar, conheça o nosso Plano Descomplica Top, um novo plano perfeito até o Enem e especial para sua nova rotina de estudos. Nós organizamos um planejamento cheio de novos conteúdos ao vivo, que te conectam com professores e nunca te deixam sozinho. Junte-se aos mais de 230 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online.

A maior sala de aula direto da sua casa! Junte-se aos 230 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online!

👉 Clique aqui e saiba como!

Redação Descomplica

Redação Descomplica escreveu 1 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *