• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Vai prestar UNICAMP 2016? Você já pode pedir isenção da taxa de vestibular!

Unicamp e pedidos de Isenção da Taxa do Vestibular 2016

Pedidos de isenção para a taxa do vestibular 2016 podem ser feitos até 22 de maio

A partir de hoje, 22 de abril, já podem ser pedidas as isenções da taxa do vestibular 2016 da Unicamp. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) receberá os pedidos até o dia 22 de maio e eles só podem ser feitos pela internet, na página da Comvest. Confira abaixo como fazer o seu pedido! 🙂

 

1. Quais são os pré-requisitos para pedir a isenção?

Os pré-requisitos para o pedido de isenção da taxa do vestibular 2016 da Unicamp são: ter cursado o ensino médio integralmente em escolas da rede pública (a não ser que você se encaixe na modalidade 3! Explicamos abaixo.); ser residente e domiciliado no Estado de São Paulo e já ter concluído ou concluir em 2015 o ensino médio.

 

2. Como faço o meu pedido de isenção da taxa do vestibular 2016 da Unicamp?

É fácil: basta preencher o formulário de inscrição no site da Comvest! 😀 Mas lembre-se: você tem até o dia 22 de maio para realizar o seu pedido!

 

3. Preenchi o meu formulário de inscrição. O meu pedido já está concluído?

Não. É necessário que, após o preenchimento do formulário de inscrição, você envie os documentos abaixo pelo correio, para a Comvest. São esses os documentos que você deve enviar:

  • Cópia do RG (Registro Geral)
  • Cópia do Histórico Escola do Ensino Médio (que deve conter a informação completa das escolas, inclusive dos 1º e 2º anos). Informar apenas o nome da escola não é suficiente
  • Declaração da escola para candidatos que concluíram o Ensino Médio em 2015
  • Cópia da conta de energia elétrica recente (ano de 2015)
  • Cópias dos comprovantes de rendimentos de todos os moradores de sua casa que trabalham
  • Informações sobre os familiares que não trabalham (que podem ser escrita a próprio punho)

Cuidado: a falta de algum documento ou o envio após o prazo te excluem do processo de isenção.

 

4. Quais são as modalidades de isenção da taxa do vestibular?

Existem três modalidades de isenção da taxa do vestibular 2016 da Unicamp. São elas:

  1. Isenção para candidatos inseridos em famílias de baixa renda. Nesse caso, a renda líquida máxima deve ser de R$920,00 por morador do domicílio;
  2. Isenção para funcionários da Unicamp/Funcamp;
  3. Isenção para candidatos aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia).

São oferecidas pela Comvest 6,640 isenções na modalidade 1, 100 isenções na modalidade 2 e um número ilimitado de isenções na modalidade 3.

 

5. Quais são as novidades do processo de isenção?

Duas mudanças ocorreram no edital do processo de isenção esse ano. A primeira delas é: se você deseja um curso de licenciatura em período noturno não há mais a exigência de ter cursado escola pública nos ensinos médio e fundamental – ou seja, o candidato que que cursou escola particular também poderá pedir a isenção da taxa de inscrição. A segunda mudança diz respeito aos candidatos de todas as outras modalidades: não é mais exigido o ensino fundamental II cursado em escola pública, mas apenas o Ensino Médio, integralmente.

 

6. Quando sai o resultado do pedido de isenção?

Os resultados dos pedidos de isenção serão divulgados no dia 31/07/2015, na página da Comvest. 

 

7. Ainda tenho dúvidas para realizar o meu pedido de isenção. E agora?

Se ainda estiver com dúvidas ao fazer o seu pedido de inscrição, relaxe: visite a página de Perguntas Frequentes da Comvest, sobre isenção. Você também pode ver todas as informações detalhadas sobre o processo de isenção no Edital! Será de grande ajuda!:)