• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

#URGENTÃO: vem conferir as últimas e importantes informações para o Enem 2015!

Notícias de última hora para quem não quer ser trouxa bobão no Enem

giphy (3)

Faltam menos de 48 horas para o ENEM! #Pânico

Calma! Sabemos que você estudou o ano todo e está mais do que preparado para arrasar e sambar (pacífica e elegantemente) nos concorrentes. Agora, não rola vacilar no básico, né? Vamos relembrar algumas informações importantes para que você não seja trouxa na hora H!

  1. O cartão de confirmação

cartão

Nos exames anteriores, era possível receber o cartão de confirmação em sua casa. Neste ano, o cartão está disponível apenas pela internet, de forma que, se você quiser saber onde fazer sua prova, vai precisar clicar aqui e dar uma olhada em seu cadastro. 19% dos seus concorrentes ainda não visualizaram esta página; não faça como eles, e esteja preparado para chegar desfilando na sua sala! Aliás, por falar em local de prova…

 

  1. Mais de 2 mil alunos tiveram seus locais de prova alterados

giphy (5)

“Oh, querida…” Já te contaram que alguns locais de prova foram alterados?

 

Pois é. Algumas escolas de Minas Gerais, Amapá, Ceará e Rio Grande do Sul passaram por contratempos – que vão desde incêndios até fortes chuvas – que acabaram inviabilizando a aplicação do exame. Acontece, né, gente. Mas não se deixe abater por isso, não. Se você estiver alocado em alguma dessas escolas, você provavelmente receberá alguma mensagem por e-mail, SMS ou telefone; além disso, o Ministro da Educação garantiu que serão disponibilizados meios de transporte para os alunos afetados, que fará o trajeto entre a escola originalmente listada como local de provas e a nova escola onde os candidatos farão o exame. Para saber que escolas são essas, vem cá.

 

  1. Fique atento: leve algum documento de identificação original com foto

"Este é o seu único documento de identidade?" Se for, você está eliminado do Enem, querido.

“Este é o seu único documento de identidade?” Se for, você está eliminado do Enem, querido.

Você não precisa levar o cartão de confirmação para a prova, mas precisa ser identificado de alguma forma. Você pode levar sua identidade, sua carteira de trabalho, seu passaporte, enfim, qualquer documento, desde que (e essa é uma parte muito importante) seja original e tenha uma foto.

“Mas, tio, eu perdi minha identidade!” Se você não tem nada, absolutamente nada, que comprove que é você mesmo quem está fazendo a prova RISCADO e não um clone do mal RISCADO, vai precisa apresentar um boletim de ocorrência expedido “por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame”. Além disso, você ainda vai precisar se submeter a um processo de identificação especial, que envolve coleta de dados e uma assinatura em um documento especial.

 

  1. Leve caneta esferográfica preta!

giphy (6)

Uma caneta dessas até que seria maneiro para o Enem.

 

Detalhe: leve APENAS caneta esferográfica preta. Não pode levar lápis ou caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e qualquer dispositivo eletrônico, como calculadoras, telefones celulares, smartphones, tablets, gravadores, relógios, enfim, nada disso. Também não pode usar óculos escuros, boné, chapéus, viseira, gorro ou similares. Se você levar qualquer uma dessas coisas, você terá que colocar no porta-objetos fornecido pelo fiscal da prova.

 

  1. Se liga no horário!

"O horário é: agora!!!!"

“O horário é: agora!!!!”

Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, no horário de Brasília. Nem um minuto a mais, nem um minuto a menos. Então, se você não quiser ver seu lindo rosto às lágrimas estampado na capa do jornal, é melhor você se programar para chegar pelo menos trinta minutos antes. Lembre-se: não é apenas você que está indo fazer a prova, então, é bem provável que você enfrente um leve congestionamento. Mas não esquenta: se você sair de casa bem cedinho e conhecer bem o endereço do local da prova, não tem treta.

 

  1. E as comidas?

tumblr_ml61bm6tNx1r7zl2fo1_500

Você pode comer tudo! Pode comer o que quiser! Pode levar o mercado inteiro se quiser! Até porque é bom ficar bem confortável e disposto para aguentar 4 horas de prova. Quer dicas? Confira aqui 8 alimentos que fazem um milagre no dia do ENEM.

Agora, bola para a frente! Mande bem e encha a gente de orgulho <3