• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Unicamp bate número de inscritos inédito na história da instituição

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares), instituto responsável pelo vestibular da Unicamp, recebeu 83.779 inscrições para o processo de seleção 2018. O número é o maior na história da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) até então. São 10 mil alunos a mais do que os inscritos do ano passado – 73.498. A marca representa um aumento de 14%. O recorde de candidatos registrado até então foi registrado na edição 2016, em que 77.768 estudantes se inscreveram.

CONFERE AQUI COMO SE PREPARAR PARA A UNICAMP 😉

Um dos motivos do deste aumento significativo de inscrições foi a ampliação do vestibular a outras cidades além do território paulista. A prova de primeira fase do vestibular será aplicada também em Fortaleza (CE), Belo Horizonte (BH), Indaiatuba (SP) e Valinhos (SP). Além disso, o número de isenções da taxa de inscrição também cresceu. A edição de 2018 conta com 8.650 inscritos isentos – outro recorde.

Concorrência

Segundo os dados da Comvest, o curso mais procurado nesta edição do vestibular é Medicina – 279 candidatos por vaga. Em seguida, os cursos mais procurados são: Arquitetura e Urbanismo (96,7 candidatos por vaga); Ciências Biológicas (51,76 candidatos por vaga); Comunicação Social – Midialogia (48,5 candidatos por vaga); Engenharia Química (34,8  candidatos por vaga) e Odontologia (32 candidatos por vaga).

Novidades

Em maio deste ano, o Conselho Universitário da Unicamp aprovou um projeto de política de cotas étnico-raciais que irá implementar o sistema de cotas gradualmente na instituição já a partir do vestibular 2018. A proposta será reavaliada em novembro, porém, caso seja aprovada, será uma medida de inclusão inédita para a Unicamp.

Vestibular Unicamp 2018

A primeira fase da seleção está prevista para o dia 19 de novembro deste ano, enquanto a segunda será aplicada nos dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2018. Além disso, alguns candidatos devem se organizar para fazer as provas de habilidades específicas, previstas para alguns cursos.Os candidatos ao curso de Música farão suas provas em duas etapas: a primeira em setembro, dias 11 a 18, e a segunda em outubro, dias 15 e 16. Já os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música farão os respectivos testes entre os dias 22 a 25 de janeiro de 2018. Ao todo, a Unicamp irá ofertar 3.340 vagas distribuídas em 70 cursos de graduação.

Tá se preparando para prestar o vestibular da Unicamp este ano? Conta aí nos comentários como está a sua preparação para o processo. A gente adora saber como os nossos alunos estudam para os vestibulares. Vamos nessa, rumo ao título de bixo ano que vem? 😉