• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Abriram as inscrições Prouni! Tire todas as suas dúvidas!

Inscrições Prouni: tire todas as suas dúvidas!

Abriram as inscrições Prouni! Tire todas as suas dúvidas!

Quando você pensava que pode relaxar após o ENEM e o Sisu, a vida te dá uma rasteira: as inscrições ProUni acabaram de abrir. Mas não precisa se desesperar: a gente te ajuda a segurar essa barra!

O ProUni oferece bolsas integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior e as inscrições, que começaram no dia 31 de janeiro, só vão até o dia 3 de fevereiro! Quer participar, mas não sabe como? Tiramos todas a suas dúvidas sobre a inscrição do ProUni! Confira:

 

Entenda o ProUni

Abriram as inscrições Prouni! Tire todas as suas dúvidas!

O ProUni é um programa do Ministério da Educação, criado em 2004, que oferece bolsas de estudo. Esse ano, foram 214 mil bolsas serão ofertadas pelo programa em instituições particulares de ensino superior e em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em todo o Brasil! Para se candidatar ao ProUni, é importante conhecer as condições e requisitos necessários para receber os benefícios. Vamos lá?

 

O que a nota do ENEM tem a ver com o ProUni?

O candidato deve ter prestado o ENEM 2016 e ter tirado, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Além disso, a redação não pode ser zerada.

 

Quais são os requisitos para se inscrever no ProUni?

É necessário ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou em escola particular na condição de bolsista integral. O candidato também pode ter estudado parcialmente em escola pública e parcialmente em escola particular, desde que este último tenha sido com o auxílio de bolsa integral.

Professores da rede pública de ensino, que estejam em pleno exercício do magistério da educação básica e que queiram concorrer exclusivamente a cursos de licenciatura também podem participar do programa. Nessa ocasião, não é necessário preencher os requisitos de renda.

 

Quais são as bolsas oferecidas pelo ProUni?

O Programa Universidade para Todos oferece os seguintes benefícios:

  • Bolsas integrais: para receber bolsa integral, o candidato deve possuir uma renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio por mês.
  •  Bolsas parciais (50%): para receber bolsa parcial, o candidato deve possuir uma renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos por mês. É importante saber que um candidato que decida concorrer a uma bolsa parcial, pode financiar os outros 50% do valor das mensalidades pelo Fies. O que não pode, de acordo com as novas regras dos programas, é possuir bolsa pelo ProUni em determinado curso e financiamento pelo Fies em um curso diferente.

 

Como faço minha inscrição?

As inscrições ProUni podem ser feitas gratuitamente no site do ProUni. É necessário informar o número de inscrição e senha do ENEM 2016.

Na página de inscrição, o candidato deve escolher, em ordem de preferência, duas opções de instituição de ensino, curso e turno que estejam disponíveis pelo programa.

 

Quando ocorre a primeira chamada?

O programa terá duas chamadas: a primeira no dia 06 de fevereiro, e a segunda, no dia 20 de fevereiro. A lista de selecionados pelo programa poderá ser consultada no site do ProUni.

E aí, tirou todas as suas dúvidas? Você pode consultar outras informações no site do Ministério da Educação!

Compartilhe

Avatar

Pq nao aparece algumas intituoçoes quando procuramos elas pra fazer a inscriçao?

responder
Avatar

Pq nao aparece algumas intituoçoes quando procuramos elas pra fazer a inscriçao?

responder
Avatar

Posso dividir a renda com a minha filha que não possui renda alguma?

responder
Avatar

No PROUNI posso me inscrever na mesma instituição com bolsas diferentes?
Por exemplo: posso me inscrever pra direito numa instituição para integral e no mesmo curso e na mesma instituição para parcial?

responder
Avatar

Oi Descomplica, gostaria de tirar um dúvida.
Assim como no SISU, o PROUNI escolhe somente a primeira opção para a lista de espera?

Obrigada

responder