• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Não sabe fazer sua inscrição no Sisu 2017? A gente te explica passo a passo!

As inscrições do Sisu 2017 já abriram e você ainda não sabe o que fazer? Vem cá que a gente explica tudo!

sisu

O Sisu acabou de abrir para inscrições. Esta é a hora em que você pesquisa todas as carreiras existentes em todos os cursos de todas as universidades do país enquanto secretamente chora por dentro. Nós temos algumas coisinhas para falar que achamos importante que você saiba. Vem cá que a gente te ajuda a segurar essa barra e a botar a cara no sol, manas!

SAIBA TUDO SOBRE O SISU 2018!

O período de inscrições no Sisu vai do dia 24 ao dia 27/01, o que significa que, a partir de hoje, você tem 4 dias para ficar ligado nas notas de corte, para mudar sua opção de curso, etc. No dia 30, será divulgado o resultado da primeira chamada. Aliás, fique ligado: assim como nas últimas edições, o Sisu deste ano terá apenas uma chamada. O Sisu só controla o resultado da chamada regular, ou seja, cada universidade tem suas próprias regras e datas de reclassificação. Então, é importante ficar de olho junto com a própria faculdade!

Ah, e não se esqueça: você pode trocar de curso ao longo dos quatro dias de inscrição, de forma que é legal ficar de olho nas notas de corte. A nota de corte é a nota do último candidato classificado, e ela vai sendo atualizada todo dia conforme novos candidatos vão se inscrevendo – de forma que, enquanto as inscrições não acabarem, a nota de corte é provisória. E não se desanime se você acabar ficando de fora por não ter uma nota alta o suficiente: existem candidatos de outros estados que podem não se matricular, e outros candidatos podem desistir da vaga porque passaram em outra universidade. Se você ficar na dúvida, dê uma olhada nas notas de corte de anos anteriores e das reclassificações! Mas cuidado: lembre-se que, no último dia, você tem que estar inscrito com certeza no curso que você quer! Não adianta ficar pulando de um curso para outro e se esquecer do que você queria desde o início!

Sobre isso, é legal você saber também como funciona a primeira e a segunda opção. Em primeiro lugar: elas são completamente independentes. As duas podem ser da mesma faculdade, de faculdades diferentes, mesmo curso em faculdades diferentes, etc. É legal que a primeira opção seja efetivamente o curso que o candidato mais quer! Se o curso dos sonhos estiver na segunda opção, e o candidato passar na primeira opção, babou. Não existe reclassificação para a segunda opção. Também é legal escolher cursos que você realmente tenha chance de ser classificado na primeira chamada. Explicamos tudinho aqui!

E aí? Já está por dentro de tudo sobre o Sisu? Se você ainda tiver alguma dúvida, você pode clicar aqui e descobrir tudinho! Deixe um comentário!

 

Colaboração: Marina Mairos e Lais Abreu