• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Está arrependido da sua escolha no Sisu 2017? Calma, nem tudo está perdido

O Sisu 2017 acabou de passar, mas você já está passando por dúvidas? Senta aí que o professor Oda sabe exatamente o que você precisa ouvir!

 

Como meus alunos sabem, em 2016 fiz o Enem pela primeira vez. Era um teste pessoal, gostaria de saber das minhas limitações nas disciplinas que não estudo há muito tempo e também entender melhor as dificuldades dos alunos em exame tão extenso (acreditem, é verdadeiramente exaustivo!). O resultado foi bom para quem não se “preparou”: tive um total de 724 pontos.

SAIBA TUDO SOBRE O SISU 2018!

Está arrependido da sua escolha no Sisu? Vem cá que a gente te ajuda!

No primeiro dia de inscrição no Sisu, fui direto à meta de muitos dos meus alunos: medicina. Observei que as notas de corte estavam muiiiiito mais altas do que as minhas (próximas de 800 pontos). Depois disso, pensei em quais cursos poderia fazer e mostrar que o ingresso na universidade pública não é tão difícil assim. Escolhi direto, mas o corte também estava mais alto. Cheguei então à engenharia e, lá, finalmente encontrei minha aprovação. Os dias foram passando e a aprovação se confirmou: aprovado em Engenharia Ambiental na Universidade Federal Fluminense (UFF) e com pontos para passar também na segunda opção – Farmácia, na UFRJ.

Está arrependido da sua escolha no Sisu? Vem cá que a gente te ajuda!
Após a postagem deste “sucesso” e muitas mensagens de parabenização, algo me incomodou bastante:

“Será que minha prática não foi exatamente a mesma de alguns alunos?”

“Será que os alunos não vêm desistindo de seus sonhos em prol de um sucesso imediato?”

“O sucesso de ser aprovado para algo e da divulgação deste resultado à família e a sua rede social não pode estar determinando um futuro de arrependimento?”

De acordo com o consultor indiano e professor de Harvard, Raj Sisodia, uma pesquisa da Gallup no mundo mostra que 72% das pessoas não gostam do próprio trabalho. Outras pesquisas mostram que, pasmem, 80% das pessoas estão infelizes no trabalho.

No meu tempo (me sinto velho falando isso), cansei de escutar que biólogo é médico frustrado! Ficava revoltado com tal piada, mas sabia que, para alguns biólogos, isso de fato pode ser verdade (embora eu considere o biólogo um médico mais generalista, uma vez que estuda várias espécies). O ponto é: será que o Sisu não está facilitando a mudança na escolha da carreira e diminuindo assim a satisfação dos futuros profissionais?

Está arrependido da sua escolha no Sisu? Vem cá que a gente te ajuda!

Nos últimos dias tenho respondido a inúmeras dúvidas de alunos sobre que destino seguir. “Queria fazer Direito, mas passei em Ciências Ambientais, serei feliz?”. “Não passei em Medicina, mas fui aprovado em Microbiologia, devo me matricular ou seguir estudando para o ENEM?”.

Sabemos que a mudança de rumo nem sempre é maléfica, mas minhas sugestões a quem pretende fazê-la são claras:

  1. Você de fato pretende seguir esta carreira como profissão?
  2. Você gosta desta nova escolha tanto como gostaria da carreira que não obteve aprovação?
  3. Você realmente acha que “perder” mais um ou poucos anos de estudo se preparando para novos ENEM será perda de tempo se você considerar todo seu futuro profissional?

Por fim, aos que optam por se matricular na universidade e prestar novo ENEM, não penso que esta seja uma boa estratégia. Como exemplo, imagine que você cursará Biologia ou Biomedicina e prestará novo ENEM para tentar passar para Medicina em novo SiSU. Ao longo do primeiro ano de faculdade, você terá aulas de Biologia e Química, e mesmo assim muitos conteúdos que “caem no ENEM” ficarão de fora, como Genética e Fisiologia, que só são abordados mais a frente no curso. Como você estará se preparando para Física e as demais áreas de conhecimento do ENEM?

Em suma, pensem se não vale a pena uma preparação intensa por mais um ano. Pense nos erros que cometeu na preparação do ano que passou. Entenda quais foram suas fraquezas, quais foram suas notas mais baixas e invista em seu desenvolvimento pessoal. O sucesso está ao seu alcance, basta investir mais suor, sangue e lágrimas!