• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

“Publicidade infantil em questão no Brasil”: saiba mais sobre o tema de redação do ENEM 2014

No segundo dia de prova, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) apresentou o tema “Publicidade infantil como questão no Brasil” para que seus candidatos dissertassem a respeito na redação exigida nesse domingo (9).

NÃO PERCA: AULA AO VIVO COM COMENTÁRIOS SOBRE A REDAÇÃO E A PROVA DE LINGUAGENS

Além da redação, as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias também foram aplicadas hoje. O tema da redação do ENEM 2013 escolhido pelo Inep foi “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil“.

Publicidade infatil é tema da redação do ENEM 2014

Imagem: Ministério da Educação

É impossível não lembrar do número de vezes que a questão da publicidade infantil foi discutida em sala, em jornais, na televisão, nas redes sociais. Depois da polêmica, em abril deste ano, envolvendo a postagem no Instagram do desenhista Mauricio de Sousa sobre a proibição das propagandas envolvendo o público infantil, a discussão que já existia cresceu nos meios de comunicação e, então, chegou à prova do ENEM.

Nesta proposta, o aluno precisa pensar a questão da proteção à criança, do papel da família e das instituições de ensino na luta contra os exageros de publicidade infantil. Por outro lado, é crucial lembrar da liberdade de expressão, dando atenção, porém, aos limites que essa liberdade encontra.

O tema de redação do ENEM 2014 segue os moldes da prova: discussões sociais, envolvendo diversos setores da sociedade, que exigem a busca por um problema e capacidade de resolução desse problema. O Descomplica colocou como proposta de produção textual um tema idêntico. Além disso, trabalhou a temática algumas vezes – não só discutindo a proteção ou exagero da publicidade infantil, mas também os impactos da propaganda no Brasil.

CORREÇÃO

A redação do ENEM pode obter uma pontuação entre 0 e 1000 pontos, com nota atribuída pela banca de corretores de acordo com as competências exigidas pelo exame. Ao todo, são cinco competências que variam em critérios, como interpretação do tema, uso correto de mecanismos linguísticos e elaboração de proposta de intervenção, que devem ser aplicados ao texto pelo candidato. As redações são corrigidas por dois corretores; se as notas dessas primeiras correções tiver uma diferença mínima de 100 pontos, um terceiro corretor faz uma avaliação final.

 

AULA AO VIVO: COMENTÁRIOS SOBRE O SEGUNDO DIA DE PROVA

Você pode acompanhar os comentários do segundo dia de prova do ENEM aqui no Descomplica!

Às 19h30min, os professores PC Sampaio e Rafael Jesus vão falar sobre a prova de Matemática, e às 20h30min o professor Rafael Cunha vai falar muito mais sobre o tema de redação do ENEM 2014 e comentar sobre a prova de Linguagens.

Não perca! 😀

Compartilhe

Avatar

Bom, gosta de deixar aqui uma reclamação, muito mais para que colabore com o desenvolvimento do site. Nos últimos dois meses houve mudanças quanto ao blog e esse ficou meio bagunçado quanto aos planos de estudos que eram sempre postados semanalmente e de maneira organizada. Devido a isso, ficou prejudicado o que era plano de estudos, o que era intensivo, e até os temas extras de redação ficaram perdidos. O próprio tema aqui abordado, idêntico ao do Enem até hoje não está na relação de opções para envio de redação. Os esforços de vocês serão em vão se não conseguirem organizar melhor o material que disponibilizam para os usuários. Vale ressaltar que os materiais são na grande maioria de ótima qualidade, mas precisamos de um sistema organizado para não nos perdermos. Obrigada!

responder
Avatar

Concordo com você Letycia!

O blog desconversa é maravilhoso, o conteúdo é excelente, porém, é meio desorganizado. E muitas postagens excelentes ficam perdidas com a adição de novos conteúdos.

responder