• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que você realmente precisa saber sobre o edital do Enem 2015

Enem 2015

“Saiu o Edital do Enem 2015! Tenho MESMO que ler tudo?”

O Edital do Enem 2015 já foi liberado pelo Ministério da Educação! Nesta segunda-feira (18) foram divulgadas as regras do jogo do exame que é a principal porta de entrada para as universidades federais do Brasil. Não está afim de pegar aquele documento enooooorme e ler linha por linha o que é o Enem e como ele funciona? Tudo bem, é so você acessar o Guia Definitivo do Enem, um manual prático para tirar todas (mas todas mesmo!) as suas dúvidas sobre o Exame! Preparados para conhecer as novidades? Vamos nessa:

  1. As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio começam às 10h no dia 25 de Maio e encerram no dia 5 de junho, às 23h59!
  2. As provas do Enem serão aplicadas nos dias 24 e 25 de Outubro. Você já sabe: pode riscar esses dois dias da agenda, seu único compromisso será o exame! :]
  3. O valor da taxa de inscrição do Enem aumentou: o valor, que no ano passado era de R$35, será de R$63 em 2015.
  4. A isenção da taxa de pagamento é garantida para aqueles que cursam o último ano do Ensino Médio em 2015 e para candidatos que comprovem baixa renda.
  5. Importante: aqueles que solicitarem isenção da taxa de pagamento e não comparecerem aos dois dias de prova não poderão solicitar o benefício no Enem 2016! A medida foi tomada pelo governo para diminuir o número de candidatos ausentes no dia do exame e, com isso, evitar o desperdício de dinheiro público. Ou seja: nada de faltar no Enem, certo? 😉
  6. Documentos obrigatórios para se inscrever no Enem: identidade e CPF! Sem eles, bye bye, Enem!
  7. Travestis e transexuais podem solicitar o uso do nome social no exame! Para que fraudes não aconteçam, a inscrição será de forma diferente da realizada em 2014. O primeiro passo é a inscrição comum, que deve ser feita pelo site do Inep entre os dias 25 de maio e 5 de junho. Depois, é necessário o envio de uma cópia do documento de identificação, foto recente e um segundo formulário disponíve on-line, que poderão ser entregues entre os dias 15 e 26 de junho. Estes últimos documentos devem ser enviados pela própria página do candidato no site do Enem.
  8. Nos dias de exame, os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h. Até aí continuamos com os mesmos procedimentos do ano passado, certo? A diferença é que, no Enem 2015, o horário de início das provas será às 13h30. Isso significa que, após o fechamento dos portões, haverá um tempo de 30 minutos para procedimentos de segurança (sim, é nessa hora que você se despede do celular, além de passar por uma revista eletrônica!). Outra coisa importante é que o tempo de duração das provas continua o mesmo: quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo!

Muitas novidades para o Enem 2015, não é? Não deixe de acessar o Guia Definitivo do Enem para mais informações e, se tiver alguma dúvida, conta pra gente aqui nos comentários! 🙂

 

Prepare-se para o Enem 2015!

enem 2015

Todas as informações sobre o Enem 2015 estão sendo jogadas no ventilador, assim como todos os vestibulandos do país estão começando a ficar ansiosos com o exame! E você, está se preparando para as provas? Descubra a que pé anda os seus estudos com o Simulado para o Enem 2015! Se inscreva, concorra a prêmio e teste seus conhecimento!