O que fazer na Fuvest

17/11/2017 Larissa Coelho
Candidatos conferem lista de aprovados da Fuvest. Fonte: Uol

Candidatos conferem lista de aprovados da Fuvest. Fonte: Uol

A primeira fase da Fuvest tá chegando! A prova é composta por 90 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas. As matérias são as da grade do ensino médio, além de alguns enunciados interdisciplinares. Além disso, este vestibular é considerado um dos mais difíceis do país por ser muito conteudista.

A Fuvest vai direto ao ponto: ama cobrar fórmulas, dados e muitos mapas nas suas provas. Ainda que siga este perfil de avaliação, a banca está se adaptando à tendência nacional trazida pelo Enem de contextualizar mais as questões e intensificar a interpretação de texto.  Trouxemos algumas dicas de como se preparar na reta final para a primeira fase e gabaritar a prova! Partiu ficar um passo mais próximo da faculdade? 😉

SE LIGA EM COMO SE PREPARAR PARA A FUVEST

O que fazer na véspera

Sabemos que é difícil controlar a ansiedade, mas não adianta ficar estudando horas a fio agora. Este é o momento de priorizar seu descanso! Aproveite a semana que precede a prova para ir ao cinema, caminhar no parque, dar uma volta com os amigos e a família. No máximo, confira as fichas-resumos das matérias que você sabe que caem sempre – preparamos uma lista aqui embaixo. Porém, tentar aprender algum conteúdo novo não será produtivo. Confie no seu preparo, sabemos que você tem muito conhecimento e vai arrasar na Fuvest!  

Estratégias de prova para a Fuvest 

Primeiro de tudo: tempo não sobra na Fuvest! A média são pouco mais de três minutos por questão. Por isso, comece pelas questões mais simples. Como todos os enunciados têm o mesmo peso, não hesite em pular para a próxima caso você esteja demorando muito em uma questão. Se houver tempo, volte e tente resolvê-la com calma.

Em caso de dúvida, não esqueça de marcar a opção que você acha que é correta. Além disso, depois de conferir as questões mais simples, comece pela matéria que você tem mais afinidade para ganhar confiança. Fortaleça suas fortalezas! Nossa última dica é a de usar o rascunho. Ele está ali por um motivo e super dá para organizar seus cálculos e considerações. 😉

O que mais cai?

Além de ser conteudista, a Fuvest também investe muito nas matérias de exatas -Matemática, Física e Química costumam trazer as questões mais difíceis da prova. O nível é bem alto. Os enunciados misturam vários conceitos, o que implica em muitas contas a serem feitas. Se liga na lista de matérias mais caem 👇

  • Matemática: matéria mais contemplada na primeira fase e, provavelmente, a de maior nível de dificuldade também. Dedique uma atenção especial para matemática na sua revisão porque cai MUITA questão! Dentre os assuntos que sempre caem estão: Análise Combinatória, Probabilidade, e Geometria Plana – que costumam ter questões difíceis. Geometria Analítica, Funções, Interpretação de Gráfico, Logaritmo e Teoria dos Números (MMC, MDC) também são outros assuntos que marcam presença.
  • Química: sem surpresas! Revise Química Orgânica, Soluções Coloidais, Estequiometria e Termoquímica.
  • Física: também é outra prova puxada na primeira fase. Energia e Trabalho, Ótica, Cinemática, principalmente movimento curvilíneo e Elétrica marcam presença. Além disso, conte com Física Moderna – calma, se cair algo de Física Moderna, a questão costuma dar as fórmulas e dados necessários. Neste caso, o que você vai precisar é de interpretação de texto.
  • Português/Literatura: prova marcada por muita interpretação de texto e semântica. Gramática não marca muita presença. Além disso, conte com as questões sobre a lista de leituras obrigatórias – atenção com as correlações entre as obras.
  • História: não tem um padrão específico e a matéria costuma vir bem balanceada. Aposte em questões que tratam da relação presente versus passado. Além disso, confira seus resumos de Idade moderna e Contemporânea. Quanto a história do Brasil, a período favorito da banca é o da Colônia.
  • Geografia: como falamos antes, a Fuvest gosta muito de gráficos e mapas. O que cai muito na prova de Geografia. Dê uma atenção especial para Estrutura Agrária,  Economia Brasileira e Internacional. Dinâmicas da natureza, Relevo do estado de São Paulo e processos de Urbanização também são cobrados com frequência.
  • Inglês: só cai interpretação de texto.
  • Biologia: não tem muito mistério. Foque em Ecologia, Fisiologia animal e Estruturas Celulares – tanto animais quanto vegetais.

Leituras obrigatórias da Fuvest

Há alguns anos atrás, a prova da Fuvest costumava abordar sua lista de leituras obrigatórias de forma mais abrangente. Por exemplo, os trechos dos livros eram usados na prova de Português para que os candidatos avaliassem questões de semântica e interpretação. Muito mais do que a matéria de literatura em si, né? Quem não tivesse lido toda a lista não necessariamente iria errar toda as questões.

Porém, essa tendência não se repetiu no último vestibular. Na Fuvest 2016, de fato, quem não leu os livros, não fazia as questões. Além disso, outra tendência forte na prova é a correlação entre os livros. A tendência tem tudo para se repetir daqui para a frente. Então, se ainda está faltando ler alguma obra, essa é a hora de correr atrás! Fique ligado também nos livros inéditos na Fuvest 2018 – como “Mayombe” e “Minha vida de Menina”. Como esses livros nunca caíram, a banca pode explorar os enredos de várias formas diferentes.

Preparado? Temos certeza que sim! Agora é ter foco total para mandar muito bem nessa primeira fase! Aguente firme que falta bem pouquinho para você garantir sua vaga de bixo na universidade ano que vem! O Descomplica inteiro está torcendo por você! 💪

Larissa Coelho

Larissa Coelho escreveu 3147 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *