• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Relato de quem alcançou a aprovação no Enem 2020

Quando a fase do vestibular se aproxima, muitas dúvidas podem surgir na cabeça do vestibulando. Quem nunca sentiu aquele frio na barriga antes de realizar uma prova para o vestibular, não é mesmo? Ao longo desses últimos anos, nós temos recebido lindos depoimentos de alunos que conseguiram a tão sonhada aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). São relatos de alunos que passaram na prova utilizando como meio de aprendizado os conteúdos da plataforma de ensino do Descomplica, que são planejados para contemplar todo perfil de estudante.

Aluna aprovada na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em Medicina

Hélen Rodrigues da Rocha tem 20 anos (2021), é de Palmeira dos Índios – Alagoas, e passou na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) para Medicina, com a nota do Enem 2020.

Ela compartilhou um pouco a sua experiência e o que a motivou ao longo desse processo – não é receita de bolo, mas é uma experiência real.

 Ebook: O que fazer para mandar bem no Enem

Disciplina e persistência nos estudos em busca da aprovação

O que fazer para manter o ritmo dos estudos de forma consistente? O que fazer para alcançar um bom aproveitamento? 🤔

São muitas as perguntas que permeiam a vida do estudante durante esse período do vestibular. Talvez, saber utilizar as técnicas certas possa ser crucial na hora de alcançar um resultado positivo. Por isso, é muito importante saber manter um cronograma bem delineado e baseado em suas necessidades.  

Essa fase pode ser muito estressante (😫), e ela exige um preparo do aluno – seja na hora de planejar suas prioridades ou para lidar com tantas matérias ao mesmo tempo. Saber conciliar esses estudos, com os demais afazeres do dia a dia, acaba se tornando um grande desafio. Mas, ainda assim, é possível alcançar a aprovação.

Um professor em pé vibrando em uma sala de aula. Enem. Vestibular. Aprovação

Pensando nisso, o Descomplica desenvolveu algumas aulas que direcionam o aluno durante a sua trajetória de aprendizado. Conhecido como Guia do Estudo Perfeito (GEP), ele auxilia o aluno a desenvolver técnicas de aprendizagem e a montar seu próprio planejamento firmado na disponibilidade de tempo que possui.

O aluno não se prende somente à teoria, ele também compreende a relevância de assistir às aulas e colocá-las em prática – respondendo os exercícios referentes à cada disciplina. E foi justamente essa estratégia que a Helen utilizou. Ela extraiu da plataforma os métodos que poderia utilizar para otimizar os seus estudos, e com isso pôde administrar bem o seu tempo.

“Acredito que tudo o que aprendi com o GEP eu vou levar para a minha vida, pois foi com ele que eu realmente aprendi a estudar de verdade e aprender os conteúdos de maneira estratégica e racional”.

4 cronogramas de estudos para você começar a estudar desde já!

Como lidar com as emoções no período do vestibular

Um rapaz de blusa azul, de manga cumprida, com os braços abertos com uma expressão de assustado.

Além disso, é importante que o aluno saiba administrar bem suas emoções, pois não basta só ter disciplina e organização. Para lidar com toda a pressão que o vestibular  exerce na vida do vestibulando, ele precisa estar bem emocionalmente. O bem estar emocional é que vai providenciar um estudo saudável e estimular a retenção do conteúdo estudado.

Helen experimentou os resultados de priorizar sua saúde mental com as aulas de Bem Estar que o Descomplica disponibiliza para os alunos – com educador físico, psicólogos e estímulo ao relaxamento profundo, etc. Ela experimentou a leveza de estudar com sabedoria e de forma saudável.

“As sessões de bem-estar eram incríveis, principalmente as de Saúde Mental com a psicóloga Débora, pois davam aquele suporte e orientações de como lidar com a fase do vestibular, especialmente em um ano de pandemia”.

Qual o melhor momento para estudar para o vestibular

Será que existe um momento certo? Será que existe o mês certo para dar início aos estudos? Como saber? 🤯

Levando em conta  as experiências dos nossos alunos, sabe-se que o resultado da aprovação não depende só do momento em que eles começam a estudar, mas da forma como eles estudam. Temos relatos de alunos que começaram nos primeiros meses do ano, e outros já no final, e ambos alcançaram a aprovação no vestibular. Então deve-se considerar o tempo que se tem para se dedicar, seja ele curto ou não.

Para Helen, ter iniciado nas primeiras turmas do ano foi excelente, ela se inscreveu na turma de fevereiro e com isso pôde desfrutar de “muitas horas de estudos intensos – assistia às aulas, fazia resumos, muitos exercícios, avaliações semanais e simulados. Ela explorou nossas ferramentas ao máximo e cumpriu o cronograma. Essa dedicação teve como resultado a sua aprovação. Assim como a Helen, outros alunos também alcançaram a aprovação, mesmo começando nos últimos meses do ano.

Saiba mais sobre como planejar seus estudos com este ebook:  Como começar a estudar depois de todo mundo.

Aulas ao vivo: uma opção para manter o planejamento em dia

Dois homens de pé olhando um tablet que está nas mãos de um deles

Existem diversos tipos de planejamentos, e o aluno pode escolher aquele que melhor se adequa à sua rotina de estudos. Helen aproveitou todas as possibilidades que a plataforma disponibiliza e também se adaptou muito bem aos materiais de apoio. Ela sabia da importância de conseguir otimizar seu tempo e focar nas matérias de forma organizada. Encontrou nas aulas ao vivo do Descomplica uma forma de manter os estudos em dia.

Segundo ela, o planejamento da aula ao vivo “te dá um guia a cada dia do que exatamente você precisa estudar, além dos materiais de apoio que acompanham cada aula. Os materiais de apoio das aulas ao vivo são sensacionais! Tem o resumo da aula que você acabou de ver, e em seguida muitos exercícios modelos de vestibulares para treinar.

Esses materiais de apoio são resumos e exercícios que disponibilizamos para os alunos, os quais eles podem utilizar para exercitar tudo o que tem aprendido em aula. Eles podem optar pelos exercícios interativos: ao responder a questão o aluno recebe o feedback de imediato para saber se acertou ou não; e também existe a possibilidade de optar pelo material em PDF: neste, o aluno responde às questões e recebe o gabarito ao final.

Porém, não existe somente a opção das aulas ao vivo. Pensando justamente na diversidade de adaptações, também disponibilizamos outro modelo de planejamento, que é a opção do estudo personalizado. O aluno pode definir o tempo que ele tem disponível para estudar diariamente, e, dessa forma, a plataforma calcula as semanas e matérias que ele deve estudar até o Enem.  Pensamos nisso exatamente porque entendemos a importância da flexibilidade na vida do aluno. Nosso propósito é adequar o ensino de maneira que atenda todo perfil de estudante.

Mudança de planejamento para atingir a provação

Para obter um bom rendimento, é crucial saber discernir o que melhor se encaixa ao seu perfil, pois essa é uma ótima forma para alcançar a tão sonhada vaga na universidade. Helen soube verificar o erro em seu planejamento inicial e realizou mudanças durante o seu percurso: “fui para um cursinho presencial, mas não me adaptei à rotina, ao modelo de ensino e às formas que o conteúdo era passado”.

O importante é não desistir e sim encontrar meios de atingir seus objetivos. Ela buscou outras alternativas, e decidiu dar início a uma jornada com o Descomplica, e sua decisão não foi menos que assertiva:

“Enfim, o sonho de passar no vestibular foi conquistado, e eu sou muito grata a Deus por ter conhecido o Descomplica, tenho um carinho enorme pelos professores, operadores de câmeras, chateiros, time de Felicidade do Aluno, monitores e todo o pessoal que faz esse projeto lindo acontecer.

Cronograma de estudos: Descomplica Top

E aí, você também gostaria de escrever a sua história de aprovação com a gente?

Assine nossa newsletter e receba mais histórias e conteúdos exclusivos!