• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Opa! MEC divulga as datas do ProUni e do Fies!

Eita! O MEC acabou de divulgar as datas para o ProUni e o Fies!

prouni fies

Já ficou sabendo? O Ministério da Educação (MEC) acabou de divulgar o edital as datas para inscrições na primeira edição de 2016 do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)!

QUER SABER MAIS SOBRE O PROUNI? CLIQUE AQUI E CONFIRA QUE A GENTE EXPLICA TUDINHO!

O ProUni abre o prazo de inscrições no dia 19 de janeiro e o estenderá até o dia 22. Neste ano, novas regras foram estabelecidas pelo edital; a principal prevê apenas uma única etapa para inscrições, exclusivamente pela internet! Para saber como isso funciona, clique aqui e, para conferir o edital, clique aqui. Já as inscrições para o Fies estarão abertas do dia 26 a 29 de janeiro.

E O FIES? JÁ SABE COMO FUNCIONA? A GENTE TAMBÉM EXPLICA!

Mas e a diferença entre os dois? Você já conhece?

Bem, o ProUni é um programa que busca conceder bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de ensino superior, e atende estudantes que não tenham completado um curso superior e se enquadrem em pleno menos um destes grupos: ensino médio completo em escola da rede pública; ensino médio completo em escola da rede privada com bolsa de 100%; parte do ensino médio em escola da rede pública e parte em escola da rede privada com bolsa de 100%; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino e concorrer a bolsas apenas em cursos de licenciatura (nesse caso não há requisito de renda).

Já o Fies não concede bolsas, e sim financiamento de graduação de ensino superior em instituições privadas. Para participar, basta ser estudante em cursos de graduação em instituições privadas aprovadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Para participar do processo seletivo, o aluno precisa atender algum destes pré-requisitos: não ter concluído ensino superior e possuir renda familiar bruta, por pessoa, de até 2,5 salários mínimos.

A nota do Enem é essencial em ambos os casos. Para o Fies, o candidato precisa ter participado de alguma das edições do Enem a partir de 2010 e ter obtido, pelo menos, 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

 

E então? Estamos servidos? Agora é só esperar pelo dia 19 <3