• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como conseguir 900 Pontos na Redação do Enem estudando em casa

redação

No vestibular, sabemos que não somente as questões importam, mas todo o conjunto da avaliação, e isso inclui a parte da redação. Porém, desde o início do primeiro semestre de 2020 temos acompanhado as consequências da pandemia na vida dos estudantes: dificuldade em lidar com a pressão escolar em um ambiente doméstico; desmotivação em decorrência da falta de estrutura ou problemas familiares; entre outros.

Na vida de Murilo não foi diferente, ele teve que enfrentar algumas questões no período em que estudava, como por exemplo: como e onde estudar para o vestibular. Murilo foi nosso aluno aqui no Descomplica e foi aprovado para o curso de Letras (FFLCH) na USP alcançando mais de 900 pontos na redação do Enem em 2020. Conheça a sua história a seguir.

Eu tinha medo de não passar, medo de me ver parado, longe da faculdade em 2021. Em razão da pandemia, encontrei-me, em um determinado momento, em dúvida sobre como e onde me preparar para o vestibular dentro do cenário pandêmico de 2020.

Felizmente, eu já havia conhecido o Descomplica e então decidi fazer minha matrícula. Certamente, acredito que foi uma ótima decisão, pois alcancei o que eu queria: ingressar na universidade pública.

A rotina e os estudos dentro do contexto doméstico

Murilo compartilhou com a gente a sua percepção de estudante em um contexto pandêmico e como estar junto com a galera do Descomplica ajudou no processo:

Eu acredito que o ano passado trouxe dificuldades a todas as pessoas no que diz respeito aos estudos, e comigo não foi diferente. Inegavelmente, minha maior dificuldade estava justamente na preparação para o vestibular dentro de um contexto doméstico.

Contudo, eu senti que eu não estava sozinho, pois eu, assim como os(as) professores(as) da plataforma e diversas outras pessoas que também estudaram pelo Descomplica, tiveram essa dificuldade. Eu penso que ver essa adaptação mútua, atrelada às dicas constantes sobre os estudos no ambiente domiciliar – sobretudo em 2020 -, foram cruciais para a mitigação dessa dificuldade.

A tensão do vestibular durante a pandemia

É importante aprender a administrar a tensão, o desânimo, e também a desenvolver bem a produtividade ao longo dos estudos. Não existe uma regra para lidar com os novos desafios que a sociedade tem vivenciado, mas é possível amenizar suas consequências e extrair bons frutos desse momento tão delicado.
Por isso, preparamos uma série de aulas com foco em bem-estar, elas ficam disponíveis dentro da plataforma para o aluno acessar quando quiser. Murilo desfrutou dessas aulas durante a pandemia e administrou o seu tempo em prol da sua aprovação.

Método de correção de redação dentro da plataforma

No plano Descomplica Top o aluno pode enviar suas redações para revisão e em poucos dias ele recebe o seu feedback. Murilo dedicou muitas horas nos exercícios de desenvolvimento para a redação – fez e refez, diversas vezes.

Graças ao sistema de correções, eu tive um salto enorme de nota na redação, possibilitando-me conquistar 960 pontos. Eu nunca esperei por vários dias para ter a minha redação corrigida, e isso me permitiu treinar a minha escrita com o texto do gênero dissertativo-argumentativo de maneira consistente e regular.

Outro ponto importante é a precisão na correção, sempre pude extrair e compreender bem onde eu errei e onde eu teria que acertar na próxima vez.

Percebe-se que o melhor meio para atingir uma nota acima de 900, é praticar diariamente a escrita, de modo a desenvolvê-la até então alcançar o sucesso – foi assim que o nosso aluno Murilo fez. Dessa forma, ele alcançou o que esperava. Teve um ótimo proveito nos exercícios e obteve uma excelente nota. O  que, com certeza,  contribuiu grandemente para a sua aprovação.

📍 Disponibilizamos para você baixar agora:

✔️ Um e-book com 10 temas que podem cair na sua redação do Enem para treinar e se desenvolver nos temas.

✔️ Um modelo de redação nota 1000 que serve de exemplo sobre estrutura e construção. 

É só baixar e aproveitar todo o material.
Ah, e não esqueça de assinar a nossa newsletter!

Quer saber mais sobre o Enem? Acesse aqui