• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Enem 2016: locais de prova já podem ser consultados

enem-2016-1024x683

Saiu nessa quarta-feira, 19, aquela informação que deixa todos os candidatos do Enem mais ansiosos: os cartões de confirmação do Enem já estão disponíveis e os locais de prova já podem ser consultados!

Para descobrir o seu é fácil: acesse o seu cartão de confirmação no site do Inep, informando seu número de CPF e a senha cadastrada no dia da sua inscrição.

Um outro jeitinho de conferir o seu local de prova é acessando o aplicativo oficial do MEC, que já está disponível (e de graça!) para iOS, Android e Windows Phone. Também não se surpreenda se você receber o cartão de confirmação por e-mail ou SMS: eles provavelmente vão chegar pra você através desses canais!

O que é esse Cartão de Confirmação?

Exemplo de cartão de confirmação de local de prova. (Foto: Reprodução/Inep)

Exemplo de cartão de confirmação de local de prova. (Foto: Reprodução/Inep)

É o documento que comprova que você está devidamente inscrito no Enem. O cartão de confirmação costumava chegar através dos Correios, mas desde o ano passado você só pode acessá-lo através da internet, pelo site do Inep ou através do aplicativo oficial.

Algumas informações importantes constam nesse cartão: o local onde você realizará o Enem nos dias 5 e 6 de Novembro, o endereço do local de prova e, por último, o número da sala onde você prestará o exame. Além disso, é também no cartão de confirmação que você pode ver se a sua opção de língua estrangeira e atendimento especial ou específico solicitados estão corretos.

Não é obrigatório levar o cartão impresso para fazer o Enem, mas é importante que você tenha os dados acima anotados em algum lugar. Assim, você evita se perder ou se atrasar para a prova!

Meu local de prova ainda não foi confirmado! E agora?

Não se desespere! O Inep já avisou que em alguns cartões de confirmação ainda não constam os locais de prova. O que está lá é a seguinte mensagem: “Aguarde a confirmação do seu local de prova. Efetue nova consulta nos próximos dias”.

O que acontece nesses casos é que o local onde você faria a prova por estar comprometido por reformas ou alguns outros probleminhas. Mas está tudo bem: a galera que organiza o Enem já está realocando todo mundo que recebeu essa mensagem através do cartão de confirmação. Em breve, você saberá o seu local de prova.

Véspera de Enem com o Descomplica: #12hNerds

Cartão de confirmação, local de prova, menos de 1 mês para o exame… Tá ansioso? Fica não: o Descomplica está preparando uma véspera do Enem FADONA para você relaxar e ir tranquilo e confiante para a prova! Como? Onde? No Aulão #12hNerds!

São 12 horas com os professores mais fadões do Brasil resolvendo dúvidas de última hora, dando dicas para relaxar, fazendo muita zoeira e dando muitos prêmios! Não tem como ficar de fora, cara! Vem cá saber mais sobre essa aula épica, vem!

Outra dica sensacional: você também já pode se inscrever para receber em primeira mão o Gabarito Enem 2016! Além de ter as respostas do exame primeiro que todo mundo, você poderá simular sua nota de acordo com os seus resultados! Vai lá, se inscreve, não esquece! 😀

Ficou com alguma dúvida sobre a consulta ao cartão de confirmação e ao local de prova? Conta pra gente aqui nos comentários que a gente te ajuda a resolver! :*