• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

MEC divulga primeira chamada do Sisu 2015

É nessa segunda-feira que muitos candidatos do ENEM 2014 vão descobrir se conseguiram uma vaga na primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada. A primeira chamada do Sisu foi divulgada hoje pelo Ministério da Educação (MEC) e você pode consulta-la no site do processo seletivo.

ACESSE O SISU E CONFIRA A LISTA DE SELECIONADOS NA PRIMEIRA CHAMADA

01

Foram mais de 2,7 milhões de candidatos inscritos, concorrendo em 205.514 vagas ofertadas pelo sistema, que bateu recorde de inscrição em 2015. O Sisu funciona da seguinte forma: o candidato deve ter prestado o ENEM 2014, e com a sua nota do exame pode se inscrever para concorrer às vagas nas instituições que participam do processo seletivo, de acordo com a nota de corte do curso escolhido. As inscrições ocorreram entre os dias 19 e 22 de janeiro, e você já pode conferir as maiores notas de corte dessa edição.

 

FUI CONVOCADO! COMO REALIZO MINHA MATRÍCULA?

As matrículas da primeira chamada do Sisu 2015 deverão ser feitas nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro nas instituições de ensino em que os candidatos foram aprovados. É necessário apresentar os documentos exigidos pelas instituições (que podem ser consultados no site do Sisu) e os horários também devem ser consultados junto às universidades.

 

NÃO FUI CONVOCADO NA PRIMEIRA CHAMADA. E AGORA?

A primeira chamada do Sisu não é a única forma de conseguir uma vaga em instituições federais. Se você não foi convocado na primeira chamada, pode se inscrever na lista de espea; as chamadas serão feitas a partir de 11 de fevereiro. Mas atenção: você só pode participar da lista de espera com a primeira opção de curso e deve consultar se foi convocado ou não diretamente com  a instituição de ensino.

Uma outra opção é se inscrever para o ProUni, o programa que concede aos candidatos bolsas de estudo integrais e parciais em universidades particulares de ensino superior. As inscrições começam hoje, e você pode saber mais sobre os requisitos para participar o programa e realizar a sua inscrição no site do ProUni.